Política

Deputados do Partido Socialista visitaram o porto de abrigo dos Pescadores da Torreira

No dia 18 de junho, os membros do Partido Socialista da Murtosa e os

Deputados Pedro Nuno Santos e Filipe Neto Brandão, eleitos pelo círculo eleitoral de

Aveiro, visitaram o porto de abrigo dos pescadores da Torreira.

A iniciativa teve como objetivo, denunciar o estado de calamidade a que chegou o

porto de abrigo dos pescadores da Torreira. Num contacto direto com a população local, ficou evidente, a preocupação dospescadores com a degradação do porto de abrigo, nomeadamente com o assoreamento e com o quebra‐mar, que dizem “não suportar mais um inverno rigoroso”.

Os autarcas eleitos pelo Partido Socialista da Murtosa, na Junta de Freguesia da

Torreira e na Assembleia Municipal, têm alertado há vários anos, a Câmara Municipal, social sobre este assunto.

O Presidente da Junta de Freguesia da Torreira, José Marques Neno, e o líder do

Partido Socialista da Murtosa, Augusto Vidal Leite, não entendem a inércia da

autarquia relativamente a este problema que afeta centenas de famílias locais.

Para os autarcas e deputados socialistas, é inadmissível o estado de degradação do

porto de abrigo. Se a solução deste problema está nos fundos já disponíveis, do

Programa Pólis da Ria, não se entende esta situação, nem a pouca influência da

Câmara Municipal da Murtosa sobre o Governo central.

Augusto Vidal Leite, Presidente da Comissão Política do Partido Socialista da Murtosa, refere ao Ribeirinhas que este é um problema que já identificaram há bastantes anos e que têm debatido este assunto na Assembleia Municipal.

Pedro Nunes, conta ao Ribeirinhas que é uma vergonha, para quem tem responsabilidades neste assunto, deixar esta comunidade piscatória neste estado.

Para Filipe Neto Brandão, esta viagem serve justamente para tomarem conta da situação em que este porto se encontra e que de algum modo, acaba por ser o espelho da situação de abandono a que a ria está votada, desde que este governo tomou posse. José Neno, Presidente da Freguesia da Torreira, eleito pelo Partido Socialista, refere que tem sido uma luta de várias pessoas, conseguir-se uma solução para este problema. Adianta mesmo em jeito de previsão que está convencido que o o porto de abrigo não irá aguentar o próximo inverno.  Joaquim Baptista, o Presidente da autarquia da Murtosa, e confrontado com esta situação pelo nosso jornal, refere que regista com gosto a vinda dos deputados do Partido Socialista. Refere ainda que se soubesse desta visita, teria todo o gosto em associar-se a esta iniciativa.

O autarca refere ainda que a câmara municipal há muito que registou este problema e que teve o cuidado de transmitir esta preocupação no âmbito do Programa Polis e que a solução será mesmo a construção de um novo Porto de Abrigo. Adianta ainda que existe uma perfeita coordenação com a Junta de Freguesia da Torreira, na pressão que está a ser feita à Ministra da Tutela. Os pescadores é que começam já a perder a paciência e a esperança. Fernando Tavares, pescador da Torreira, lamenta que o porto de abrigo esteja em muito mau, devido às máscondições de navegabilidade. Refere também os grandes prejuízos que está a ter devido às condições existentes. Maria Vicente, pescadora há alguns anos na Torreira, refere que o porto de abrigo está muito mau, e que não ganham para as reparações que têm de fazer. Fundearem a área envolvente e arranjarem o porto seria a solução que esta pescadora quer ver implementada. Politicas e partidos à parte, resta-nos a realidade de um porto de abrigo e de um punhado de pescadores que não sabem se irão conseguir sobreviver a mais um inverno, estando em risco a sua sobrevivência e uma das principais atividades da Torreira, que dá de comer a muita gente.

Deputados do Partido Socialista visitaram o porto de abrigo dos Pescadores da Torreira

2020 © Copyright. Ribeirinhas TV. Todos os direitos reservados. Todos as imagens e vídeos, são materiais protegidos por direitos autorais. Mais um portal Midata Services.

«Cima»