16.9 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioReportagemMurtosa recria o Ciclo do Linho - 1ª Parte

Murtosa recria o Ciclo do Linho – 1ª Parte

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No dia 25 de Março, foi recriada a primeira parte do Ciclo do Linho, na casa museu custódio prato, uma iniciativa das associações locais e da Câmara Municipal da Murtosa.

Não se sabe ao certo quando e onde, pela primeira vez, o homem começou a utilizar as fibras do linho para confeccionar tecido.

No Egipto surgiram vestígios de tecido de linho que datam de cerca de 5.000 a.C., provando que o linho já era cultivado por essa altura.

Na Península Ibérica e concretamente no território que viria a ser Portugal, foram encontrados vestígios não só de tecido de linho, como também de sementes da planta de linho, que datam de 2.000 e 2.500 a.C., respectivamente.

Das diversas qualidades de linho existentes, o “Galego” era o que mais se utilizava entre nós. Era também chamado “linho da Primavera”, uma vez que era semeado entre Março e Abril. Este linho era o indicado para a confecção de vestuário.

Outro havia, o “Mourisco”, semeado na estação de inverno – em Novembro, que era aproveitado para fazer cordas em uso nas actividades agrícolas.

Terminada a sementeira, o lavrador, de chapéu na mão rezava tranquilamente e confiante ao Criador: – “Agora Deus te acrescente e te frutifique”.

Daniel Bastos, um elemento da organização do Ciclo do Linho, referiu ao Ribeirinhas a importância deste tipo de recriação, e que tinha sido uma ideia que tiveram, na sequência do ciclo do milho, do ano passado, que teve grande sucesso.

José Lopes, ainda se lembra do tempo em que cultivava o linho, na sua juventude, como modo de subsistência.

Depois desta recriação, seguiu-se a animação, com cantares ao desafio, e a visita ao museu custódio prato.

A segunda parte do Ciclo do Linho, que consta do arrancar, ripar e remolhar, será em Junho, em data a anunciar.

A terceira parte, e final, com todas as outras tarefas necessárias até se obter pano de linho, ocorrerá no mês de Setembro, também com data ainda a anunciar pela organização.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend