11.1 C
Aveiro
Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioReportagemCongresso Ibérico "A Bicicleta e a Cidade" na Murtosa foi um sucesso

Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” na Murtosa foi um sucesso

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Murtosa reuniu, neste fim-de-semana, a comunidade ciclista de Portugal e Espanha, que participou na nona edição do Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), pela congénere espanhola Coordinadora en Defesa de Bici (CONBICI) e pela Câmara Municipal da Murtosa.

O evento juntou na Murtosa mais de 200 congressistas, na maioria espanhóis, tendo sido, por isso, o mais participado de todos os congressos ibéricos “A Bicicleta e a Cidade” realizados até hoje em Portugal. Pela sua dimensão, duração e logística envolvida, o encontro constituiu uma demonstração inequívoca da capacidade organizativa do Município da Murtosa, que assumiu a responsabilidade de acolher um dos mais importantes fóruns europeus da bicicleta.

Depois de Sevilha, em 2010, a escolha da Murtosa para a realização do congresso, em 2012, foi o reconhecimento, por parte das federações ibéricas, do trabalho realizado no Município em prol do uso da bicicleta, consubstanciado no Projecto “Murtosa Ciclável”.

Os trabalhos, que tiveram como palco os Paços do Município da Murtosa assumiram-se como momentos extremamente importantes de reflexão acerca das políticas de promoção da utilização da bicicleta, juntando um conjunto de visões, complementares entre si, do meio associativo, universitário, político e técnico de Portugal e de Espanha.

Rogério Gomes, Presidente do Instituto do Território, à pergunta se veio de bicicleta para a Murtosa, responde que não, porque veio de muito longe, mas que já reparou que se chegava muito bem à Murtosa neste tipo de veiculo alternativo.

José Caetano, Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, salienta que o congresso excedeu todas as expectativas, tendo participado cerca de 260 pessoas, sendo cerca de 120 vindos de Espanha.

O congresso seguiu, com diversas actividades, até ao dia 1 de maio, no sentido de aproximar as pessoas a este tipo de transporte, não poluente e benéfico para a saúde, do qual a Murtosa tem orgulho em ser dos concelhos que mais têm feito para promover este meio de transporte, como verdadeira alternativa.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend