12.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioReportagemMurtosa presta homenagem ao escritor José Joaquim Monteiro

Murtosa presta homenagem ao escritor José Joaquim Monteiro

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No âmbito da programação da Semana do Emigrante da Murtosa 2014, teve lugar, na passada sexta-feira, dia 1 Agosto, no salão nobre dos Paços do Município, uma sessão evocativa de José Joaquim Monteiro, um dos maiores poetas populares portugueses, que viveu uma parte da sua vida na Murtosa, mais concretamente na Freguesia do Bunheiro, tendo emigrado para o Brasil e depois para Macau, onde viveu durante cinquenta anos e escreveu em verso a história da sua vida e a da cidade que o acolheu.

O mote da sessão foi a apresentação das obras “Memórias do Romanceiro de Macau” e “Meio século em Macau (2 volumes)”, de José Joaquim Monteiro, editadas pelo Instituto Internacional de Macau.  As variadas intervenções do evento foram intercaladas com a interpretação de música popular, um grupo de elementos do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria.

Na sessão marcaram presença o Presidente do Instituto Português de Macau, Dr. Jorge Rangel, o Professor António de Abreu Freire e familiares do homenageado, para além do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista, do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Santos Sousa, do Vice-Presidente da Câmara, Eng. Januário Cunha, da Vereadora Dra. Arminda Fernandes, dos Vereadores Eng. Daniel Bastos e Dr. Francisco Pereira, do Presidente da Junta do Monte, João Cunha, e da Presidente da Junta do Bunheiro,  Isabel Lopes.

Usando da palavra, o Presidente da Câmara da Murtosa manifestou a sua satisfação pela Câmara Municipal acolher uma sessão evocativa de um grande Murtoseiro, na certeza de que este acontecimento irá contribuir para um maior conhecimento desta figura que, pelo seu percurso de vida, longe da terra que o acolheu na infância e juventude, é praticamente desconhecida dos seus conterrâneos. Agradeceu a honra de poder receber o Dr. Jorge Rangel, dirigente de uma instituição que perpetua a cultura portuguesa em Macau e os familiares de José Joaquim  Monteiro que, de tão longe, vieram conhecer as raízes de seu pai e avô.

De seguida, o Dr. José Joaquim Monteiro Júnior, filho do poeta, falou um pouco do seu pai e do modo como ele, na sua escrita, evocou, sistematicamente, o Bunheiro e a Murtosa, lugares dos quais guardava marcantes memórias, apesar de viver a milhares de quilómetros de distância, em Macau. Apresentou as obras publicadas de seu pai, lendo alguns excertos aos presentes.

Agradeceu à Câmara Municipal da Murtosa a organização da sessão, que honrava a memória de seu pai, na terra de que tanto gostava.

O Professor António de Abreu Freire falou acerca da poesia popular, tomando como exemplo as criações de José Joaquim Monteiro, que considerou estar do patamar dos maiores criadores do género. Lamentou a pouca atenção dada, em Portugal, à chamada “literatura de cordel” ou poesia popular, em contraponto ao que se passa, por exemplo, no nordeste do Brasil, onde esta forma de expressão literária possui enorme pujança. Aludiu ao facto deste género literário, em verso popular, ser quase um exclusivo da lusofonia, facto que importa valorizar, em termos de divulgação, junto do público e ao nível da investigação científica, nas universidades.

Por fim usou da palavra o Presidente do Instituto Internacional de Macau, Dr. Jorge Rangel, que agradeceu à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente, o apoio dado pela Autarquia na concretização desta justa homenagem a um homem que foi, também ele, emigrante, como muitos dos seus conterrâneos. Considerou que José Joaquim Monteiro representa uma extraordinária ponte entre Macau e a Murtosa e que esta cerimónia evocativa foi, certamente, o primeiro de muitos acontecimentos que poderão e deverão unir, no futuro, estes dois territórios.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend