20.5 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioReportagemFrancisco José Rito lança o seu mais recente trabalho literário “Contar Marinhão”

Francisco José Rito lança o seu mais recente trabalho literário “Contar Marinhão”

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Francisco José Rito, lançou um novo livro no passado dia 8 de agosto, no arquivo municipal da Murtosa, pelas 21.30h.

Francisco José Rito nasceu em 1969, na freguesia e concelho da Murtosa, local em que se iniciou no estudo das letras, base da preparação que, como autodidata, foi adquirindo ao longo da vida.

Conheceu a poesia muito cedo, através do fado, melodia que sempre o acompanhou, principalmente pela voz mágica de Amália Rodrigues, uma alma que, como ninguém, deu voz ao sentir de tantos poetas.

Esta precoce vocação é atestada pelas quadras soltas que aos dez anos já escreve e guarda religiosamente. A partir dos quinze anos começou a escrever poemas e outros apontamentos, que fazem hoje parte de algumas das suas publicações.

Mais tarde faz a mala e parte, numa viagem de procura, que se prolongou por vinte anos, numa fase de permanente descoberta, onde o tempo se encarregou de o inclinar para o que viria a ser a sua segunda paixão, a Cozinha Tradicional Portuguesa.

Entregando-se assim de corpo e alma a essa arte, frequentou o curso de Cozinha e Pastelaria no Instituto Particular de Cozinha e por vários anos dedica-se à Restauração.

Anos mais tarde associou a culinária ao gosto pela escrita e criou um blog onde publicou várias histórias da sua terra e  receitas suas e da gastronomia tradicional. Sendo este o ponto de partida para a criação de vários outros blogs sobre poesia e histórias da nossa terra.

Em 2012 lança 2 livros de poesia “Chamei-lhe um mar de sentido. É o meu retrato.” e “Palavras Litorais” e participa em colaboração com uma editora no lançamento de várias coletâneas.

O livro, contar marinhão, não é de poemas, saindo assim da linha deste poeta murtoseiro, mas sim histórias simples de homens e de mulheres da nossa terra, retratadas como só o autor o sabe fazer.

A apresentação deste livro ficou  a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, e o autor contou  com a presença de centenas de pessoas entre  muitos amigos e fieis leitores que encheram assim o arquivo municipal para a apresentação desta magnifica obra literária.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend