Reportagem

Festa do Emigrante na Murtosa com 6 dias de um grande cartaz

De 28 de julho a 2 de agosto, na Murtosa, realizou-se a “Semana do Emigrante”, um evento, organizado pela Câmara Municipal, que homenageia os emigrantes Murtoseiros, cidadãos do Mundo.

“A “Semana do Emigrante” congregou com um vasto e diversificado conjunto de iniciativas, que decorreram em vários espaços públicos do Concelho, que visaram exaltar as vertentes histórica, etnográfica, religiosa, artística e gastronómica da Terra Marinhoa”.

O programa iniciou-se no dia 28 com a inauguração da exposição de fotografia “CORAÇÃO NA RIA – A construção do moliceiro Marco Silva”, na Galeria Municipal da Torreira, que retrata, pela objetiva de três fotógrafos – Rui Cruz, Abel Cunha e António Lousada.

Na quarta-feira, dia 29 de julho o auditório da COMUR – Museu Municipal recebeu a apresentação do livro “Uma Janela para o Sal”, da autoria de Ana Maria Lopes, Etelvina Almeida e Paulo Godinho, que apresenta uma visão documental e simultaneamente afetiva da safra do sal, cada vez mais em declínio. A sessão contará com momentos musicais, trazidos por Nuno David.

Na quinta-feira, dia 30 de julho, de novo  o auditório da COMUR ,  abriu-se novamente, desta feita para uma apresentação acerca da emigração, vista pelo olhar da terra de acolhimento.

À apresentação seguiu-se a projeção do filme “A Gaiola Dourada”, uma comédia realizada pelo luso-francês Rúben Alves, que traça o retrato divertido e, simultaneamente, comovente, de uma família de emigrantes portugueses em França.

Na sexta-feira, dia 31 de julho no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa teve lugar a projeção do documentário “As Murtoseiras nas secas do bacalhau de Alcochete”, que mostra a história, na primeira pessoa, de um conjunto de senhoras que, durante anos, rumaram a Alcochete, de outubro a abril, para trabalharem nas secas do bacalhau aí existentes.

O programa de fim de semana iniciou-se, no sábado, às 18.30h, com a missa de ação de graças na Igreja Matriz da Murtosa, seguindo-se uma noite de animação, no Cais do Bico, com tasquinhas de comes e bebes, dinamizadas pelas associações locais, contando com a atuação de Mónica Sintra.No domingo pelas 10h, no Cais do Bico, procedeu-se à  abertura do mercado tradicional e das tasquinhas de comes-e-bebes. A partir das 15h, atuou a banda SMILE. Um dos momentos altos do programa foi a Regata de Moliceiros, que se iniciou por volta das 16.30h.

Incluído no programa de celebrações está, igualmente, o já tradicional passeio cicloturístico dos emigrantes Murtoseiros, que percorrerá as ruas do Concelho no dia 8 de agosto.

Publicidade

Publicidade

Publicidade