11.6 C
Aveiro
Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioComunicados9.º Encontro de Literatura Infanto Juvenil

9.º Encontro de Literatura Infanto Juvenil

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Literatura Infanto Juvenil, Inclusão e Cidadania” é o tema da 9.ª edição do Encontro de Literatura Infanto Juvenil que, em formato on-line, vai reunir vários especialistas das áreas de inclusão e mediação esta sexta-feira e sábado, dias 30 e 31 de outubro.

Este encontro pretende ser um contributo da Rede de Bibliotecas de Estarreja para uma reflexão sobre as potencialidades do ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens na promoção da inclusão e da cidadania e na compreensão e aceitação das diferenças culturais e étnicas.

Entre os seis oradores presentes, Miguel Horta, da Laredo Associação Cultural, que dinamiza um conjunto de projetos de mediação e leitura no nosso país, irá abordar o tema “Mediação Leitora Inclusiva”. Destaca-se também uma presença do país vizinho, Paz Fernández Pereiro, do projeto Biblioteca Inclusiva, da Conselharia de Educação da Galiza, para abordar a diversidade na biblioteca.

Com lotação esgotada, o encontro virtual vai juntar 50 participantes entre educadores, professores, psicólogos e animadores.


:: Programa 

30 OUTUBRO SEXTA-FEIRA 
_sessões síncronas
[13:30] Sessão de Abertura    
[14:00–15:30] Painel 1_ O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL COMO POTENCIADORA DE INCLUSÃO E DA CIDADANIA
Derrubar muros e construir pontes – A literatura infantojuvenil e o encontro com o Outro
Conceição Dinis Tomé, Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu
Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais – Universidade Aberta

Mediação Leitora Inclusiva
Miguel Horta, Laredo Associação Cultural

Projeto “Todos juntos podemos Ler”
António Nogueira, Rede de Bibliotecas Escolares
[15:30] intervalo

[16:00-19:00] workshops
(opção 1)
Ferramentas para uma mediação leitora inclusiva
Miguel Horta, Laredo Associação Cultural

(opção 2)
“Livros e outros recursos facilitadores da inclusão na biblioteca”
Paz Fernández Pereiro Biblioteca Inclusiva, Conselharia de Educação da Galiza
 
31 OUTUBRO SÁBADO 
[9:00–10:30] Painel 2_ DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Para incluir, não basta incluir um tema inclusivo – como selecionar um livro infantil
Dora Batalim, Universidade Católica de Lisboa e Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

A Importância do contexto simbólico da literatura para a infância na inclusão
Ana Mourato, Projeto “Livro para a Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento”

Atender a diversidade na biblioteca
Paz Fernández Pereiro, Biblioteca Inclusiva, Conselharia de Educação da Galiza

[10:30] Intervalo

[11:00-13:30] workshops
(opção1)
“Mediação da leitura como forma de estimular a linguagem e a comunicação – desde os bebés aos pré leitores”, Ana Mourato

(opção2)
“De que género é este livro?”
Dora Batalim, Universidade Católica de Lisboa e Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

[13:30] Sessão de encerramento

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend