Comunicados

Exercício “A Terra Treme”: Baixar, proteger e aguardar são os 3 gestos que podem salvar vidas

Dia 5 de novembro, às 11h05, “A TERRA TREME”. Trata-se do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico e pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício ajudará a conhecer e a praticar os 3 gestos que podem salvar vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.

A Câmara Municipal de Estarreja associa-se, mais uma vez, à iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Esta é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar.

“Estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?”, é a questão colocada pela ANEPC. “Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco.” 

Esta quinta-feira, dia 5, às 11h05, qualquer um de nós participar neste simulacro. “O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem”, lê-se no site www.aterratreme.pt

Escolas, famílias e empresas são convidadas a participar. Todos somos Proteção Civil e por isso é também o nosso papel enquanto cidadãos fazer parte deste processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Este ano, assinala-se a 8.ª edição desta iniciativa e a data (5 de novembro) coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Publicidade

Publicidade

Publicidade