20.5 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioAgendaCâmara Municipal apresentou sétimo número da Revista Albergue

Câmara Municipal apresentou sétimo número da Revista Albergue

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquitetura, arte sacra, genealogia, tanatologia, biografia e património natural. Estas são as principais áreas abordadas nos 11 artigos que compõem o sétimo número da Revista Albergue – História e Património de Albergaria-a-Velha, apresentada ao público na tarde de 7 de novembro. Ao contrário da habitual sessão na Biblioteca Municipal, a edição de 2020 teve de ser realizada, em segurança, no Cineteatro Alba, dado o grande número de pessoas a quererem estar presentes num evento, que é já uma referência na programação cultural do Município.

“Tempos estranhos estes, que vivemos”, reconheceu Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e editor da Revista Albergue. No entanto, o autarca salientou que a nova realidade pode potenciar novas vivências e rotinas, com a leitura “a ser uma boa aliada de uma vida intelectualmente equilibrada e estimulante” e a “História com a qual tanto se aprende” a ser novamente valorizada.

A Revista Albergue, no seu sétimo número, volta a promover o estudo e a compreensão da História local, contando com a colaboração graciosa de investigadores, historiadores e outros especialistas, que revelam aspetos, muitas vezes desconhecidos, sobre o património, as gentes e os eventos que marcaram o Concelho. Delfim Bismarck salientou que, desde o lançamento do primeiro número, já foram publicadas mais de 2000 páginas e centenas de fotografias, algumas inéditas, e com as quais se vai aumentando o acervo histórico local.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, também reforçou a importância da revista para a preservação da memória de Albergaria-a-Velha. “Este património de todos nós não estava a ser partilhado. Se não fosse esta partilha, este perpetuar do conhecimento para o futuro, muito se iria perder e o Município ficaria mais pobre”. Ciente da importância da Revista Albergue, o autarca deixou o desafio para que mais pessoas participassem neste projeto, que já contou com mais de 80 colaboradores ao longo de sete números. “Há muito conhecimento guardado em gavetas lá em casa”, referiu.

Na sessão de apresentação, houve ainda espaço para vários autores explicarem o tema que abordam na edição de 2020, bem como o motivo que os impulsionou a associarem-se à revista, que é já um objeto de coleção para muitos Albergarienses. Estando o primeiro número já esgotado há muito tempo, Delfim Bismarck anunciou a sua reedição, que pode ser adquirida, juntamente com os outros números, na Biblioteca Municipal. O preço de cada revista é de 10 euros.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend