Comunicados Política

PS/Ílhavo propõe medidas adicionais de apoio à economia local

Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista propuseram um conjunto de medidas de apoio à economia local, no âmbito da crise sanitária que tem agora efeitos agravados na condição económica das pequenas empresas do concelho de Ílhavo, designadamente o comércio, na sequência do crescimento exponencial da propagação da COVID-19 e consequentes medidas de contenção no âmbito do Estado de Emergência.
Eduardo Conde, Vereador do PS, propôs a implementação, por parte da Câmara, de cinco instrumentos que considera essenciais para dar pronta resposta às dificuldades da população e da economia local.
São as seguintes:

  • Fundo de Apoio Empresarial para pequenas empresas com domicílio fiscal no Município de Ílhavo, com base em candidaturas, protocolos, comprovativos de situação económica frágil;
  • Linha de Apoio ao Arrendamento de estabelecimentos comerciais, mediante candidaturas que comprovem situação económica frágil;
  • Serviço de Entrega gratuito ao domicílio de Take Away para refeições, bens alimentares e medicação;
  • Plataforma de rede de estabelecimentos (restauração, pastelarias, comércio local) aderentes ao Serviço de Entrega ao domicílio de Take Away;
  • Unidade de acompanhamento da evolução económica de pequenas unidades económicas.

De registar que, infelizmente, o Presidente da Câmara considera que as medidas já implementadas são suficientes, ignorando que ao agravamento da crise, deve corresponder a intensificação das respostas sociais e económicas.
O PS/Ílhavo considera que o momento que vivemos, pleno de dificuldades e profundamente disruptivo, dadas as múltiplas alterações à normalidade dos hábitos de vida, experiências e história comum, exige lideranças criativas, abnegadas e arrojadas.
A destruição da normalidade dos ritmos de vida, os cuidados sanitários prementes, a prevenção e defesa contra um inimigo oculto e pernicioso, onerou os orçamentos das famílias e das pequenas empresas, debilitou os serviços públicos e as instituições.
O PS/Ílhavo, atento à evolução pandémica e à necessidade de todos sermos construtores de uma mudança de atitudes e comportamentos, mantém-se na primeira linha com propostas que efetivem respostas adequadas aos problemas emergentes.
Neste contexto, considera crucial o reforço e manutenção das medidas já implementadas de apoio social às famílias, à atividade económica, à gestão de cuidados sanitários, à sensibilização das populações e atenção redobrada ao desmembramento das relações humanas e interpessoais.
Uma vez que o momento que se vive é ainda demasiado instável ao nível de saúde pública e incerto no que respeita à evolução económica, considera o PS/Ílhavo que é preciso ir mais longe e implementar mais e melhores medidas de apoio.
É nesse sentido que apresenta as referidas propostas, com a convicção de que antecipar cenários e preparar respostas é função de quem lidera. As medidas propostas poderão ser para muitos um grande passo na minimização dos impactos da crise pandémica.

Partido Socialista de Ílhavo

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias