12.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioAmbienteMunicípio de Albergaria-a-Velha promove campanha de limpeza digital

Município de Albergaria-a-Velha promove campanha de limpeza digital

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020, que decorre de 21 a 29 de novembro, o Município de Albergaria-a-Velha iniciou hoje uma campanha de sensibilização para a limpeza digital, incitando não só a comunidade em geral, mas também os colaboradores da Câmara Municipal a dedicarem mais atenção à boa gestão dos ficheiros, vídeos e outros conteúdos no seu computador, caixa de correio e smartphone, eliminando o que não é necessário.

Os dados que as pessoas produzem, utilizam e armazenem nos diversos dispositivos eletrónicos e digitais são inimaginavelmente grandes. A pegada de carbono da Internet e dos sistemas que a suportam é responsável por 3,7% das emissões de gases com efeito de estufa. É o equivalente à quantidade de CO2 produzido a nível mundial pela indústria aérea no período pré-Covid. Vários estudos indicam que, na próxima década, a rede da Internet produzirá 20% das emissões de gases com efeitos de estufa.

Na campanha de sensibilização, o Município dá algumas dicas sobre como contrariar o aumento do “lixo invisível”. São práticas simples que, transformadas em hábitos quotidianos, podem fazer uma grande diferença no ambiente. Limpar regularmente os ficheiros no computador que estejam duplicados ou que se tenham tornado inúteis; eliminar fotografias sem qualidade e vídeos desnecessários; cancelar a subscrição de newsletters que não lê; arquivar e-mails mais antigos; remover todas as aplicações de smarphone que não utiliza são algumas das sugestões para diminuir a lixo digital.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 desafia os participantes a informarem-se e a aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de resíduos que todos nós geramos inconscientemente. Precisamos tornar esse desperdício visível para tomar decisões informadas ao escolher que produto comprar e assumir a responsabilidade pela nossa pegada.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend