Comunicados

Melhores estudantes albergarienses distinguidos pelo Município

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha atribuiu os Prémios de Mérito Escolar aos melhores estudantes do 6.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano do ano letivo 2019/2020. Ao todo, foram distinguidos 18 jovens dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca, Conservatório de Música da Jobra e Colégio de Albergaria.

Os Prémios de Mérito Escolar consistem na atribuição de um certificado e prémio monetário aos alunos e às alunas que obtiveram as melhores notas no ano letivo anterior, sendo uma forma de premiar a dedicação e o trabalho nos estudos. Num ano atípico, em que o ensino teve de se reinventar para fazer face aos constrangimentos da Covid-19, esta distinção também valoriza a resiliência e a capacidade de adaptação dos mais novos, que não se desmotivaram com as mudanças súbitas nos últimos meses do ano letivo.

Os valores monetários atribuídos são de 150 euros, para o 6.º ano, 250 euros, para o 9.º ano, 300 euros para o 10.º ano, 350 euros, para o 11.º ano, e de 400 euros, para o 12.º ano. Os nomes dos melhores estudantes são indicados pelos estabelecimentos de ensino e, no caso de haver mais do que um/a aluno/a do mesmo ano, o valor do prémio é repartido.

Tendo em conta os constrangimentos provocados pela pandemia, não houve, este ano, sessão solene para a entrega dos Prémios de Mérito Escolar, tendo cada estudante sido recebido no Edifício dos Paços do Município numa data previamente marcada.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “a atribuição dos Prémios de Mérito é o momento de lançar um desafio a todos os alunos e alunas que o receberam: coloquem os vossos talentos ao serviço dos outros, não guardem só para vocês aquilo que melhor sabem fazer”. A autarca refere, ainda que “os desafios que atravessamos exigem uma reflexão sobre o papel de cada um na sua família, na sua escola, na sua comunidade, por isso, participem…contribuam com a vossa presença e palavra no momento das decisões”.

Todas as Categorias