Comunicados

Albergaria-a-Velha: O impacto da Covid-19 na vida das Pessoas com Deficiência em webinar

Albergaria-a-Velha foi um dos municípios convidados pelo Instituto Nacional para a Reabilitação para partilhar as suas práticas e experiências a nível local no 3.º Encontro Nacional da Rede de Balcões da Inclusão. O tema do webinar foi O impacto da Covid-19 na vida das Pessoas com Deficiência e contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

“O Município de Albergaria-a-Velha tem promovido a inclusão de forma transversal, mas também de forma setorial, para públicos específicos”, referiu Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, que acrescentou ser prática da Autarquia tornar acessíveis os programas municipais nas diversas áreas, da Cultura, da Educação, do Desporto, bem como os equipamentos.

Desde a sua inauguração a 19 de junho de 2019, o Balcão da Inclusão de Albergaria-a-Velha já realizou 28 atendimentos, a sua maioria presenciais, sendo a temática mais abordada os benefícios e os direitos das pessoas com deficiência. Quanto a projetos específicos, Catarina Mendes destacou as Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, o Programa de Desporto Adaptado, a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, a adaptação da página de Internet municipal para pessoas com limitações visuais ou auditivos e os programas de ocupação de tempos livres inclusivos.

Com a pandemia da Covid-19, o Município reforçou as respostas existentes, ajustando-as à nova situação, tal como a linha telefónica do Balcão da Inclusão ou a linha de apoio psicossocial. Para melhor enfrentar os constrangimentos, a Vereadora da Ação Social realçou a importância do trabalho em rede com as instituições e associações do Concelho e o acompanhamento regular, com a Autarquia a disponibilizar vários recursos financeiros e materiais, bem como testes Covid-19, de forma a garantir uma resposta mais rápida às faixas da população mais vulneráveis. Para Catarina Mendes, é objetivo da Câmara Municipal “fortalecer a rede de parceiros e assumir uma postura proativa, em que esteja devidamente organizado para garantir o apoio a quem mais precisa”.

No webinar, além de Albergaria-a-Velha, foram partilhadas as práticas locais dos Municípios de Lousada e Amadora. O encerramento da sessão coube a Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação que, inaugurou, o ano passado, o Balcão da Inclusão de Albergaria-a-Velha.

Todas as Categorias