12.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioAmbiente“Sente-se confortável?” Campanha de sensibilização ambiental pretende mudar atitudes

“Sente-se confortável?” Campanha de sensibilização ambiental pretende mudar atitudes

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A imagem de um sofá abandonado na via pública retrata um comportamento reprovável, mas que, infelizmente, é uma prática mais comum do que seria desejável. O Município de Estarreja quer eliminar imagens como esta das suas ruas, mudando atitudes. Nesta Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, lança a campanha “Sente-se confortável?”.

A campanha de sensibilização tem como principal objetivo incentivar a reflexão com vista à mudança de atitudes. E confronta os Estarrejenses com condutas inaceitáveis, e até ilegais, como o abandono de lixo e de monos em espaços públicos ou a desadequada colocação de determinados resíduos nos contentores, como os verdes.

Serviços gratuitos
Imagens como estas ninguém quer ver à porta de sua casa, na sua rua ou no seu concelho. As soluções existem e para cada resíduo há uma resposta adequada que a Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza de forma gratuita.

Deposite no Eco Centro
No Eco Centro, localizado no Eco Parque Empresarial (www.cm-estarreja.pt/eco_centro), os Munícipes podem entregar os seguintes materiais: papel/cartão; embalagens de plástico e de metal; vidro; resíduos verdes (aparas de jardins, ramos, flores, plantas e relva); varreduras (resíduos da limpeza de ruas); equipamento elétrico e eletrónico (eletrodomésticos usados); monstros (sofás, móveis, colchões, etc.).

Peça a recolha de monos
Para pedir o serviço gratuito de recolha de resíduos volumosos – monos ou monstros, objetos domésticos de grandes dimensões fora de uso como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos -, basta ligar para a Câmara Municipal, enviar um e-mail para [email protected] ou deslocar-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho.

Resumindo, os munícipes estarrejenses têm ao seu dispor vários equipamentos e estruturas com vista ao melhor encaminhamento dos resíduos.

Existem no Município:
– 14 oleões (óleos alimentares usados)
– 38 pilhões (pilhas)
– 1 Eco Centro;
– 158 ecopontos;
– 40 vidrões;
– 4 papelões;
– 2 embalões;
– 4 ecopontas (pontas de cigarros)
– 4 papachicletes (pastilhas elásticas usadas)
– 15 contentores para têxteis (têxteis, calçado e brinquedos)

Encontra mais informações sobre o sistema municipal de recolha seletiva neste link www.cm-estarreja.pt/recolha_seletiva

Em 2019, o Município de Estarreja enviou para reciclagem: 198 toneladas de embalagens de plástico e metal, 258 toneladas de papel e 448 toneladas de vidro. Ou seja, cada Estarrejense produz por ano: 7,33 Kg de embalagens de plástico e metal, 9,56 Kg de papel e 16,59 Kg de vidro (mais info www.cm-estarreja.pt/gestao_de_residuos).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend