11.1 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioComunicadosMunicípio de Albergaria-a-Velha reforça apoios às IPSS

Município de Albergaria-a-Velha reforça apoios às IPSS

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tendo em conta as adversidades que as IPSS têm enfrentado neste ano de pandemia, com uma maior exigência nas respostas sociais às faixas da população mais vulneráveis, o Município de Albergaria-a-Velha deliberou atribuir, mais cedo, os subsídios anuais definidos no âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS). Durante o mês de dezembro, 11 instituições do Concelho, com respostas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência, vão receber um total de 129 600 euros.

Além deste valor, a Câmara Municipal atribuiu ao longo do ano, 312 791,54 euros às IPSS para a melhoria dos serviços prestados aos seus utentes e colaboradores, bem como para fazer face aos constrangimentos provocados pela Covid-19. Deste montante, cerca de 100 mil euros foram já entregues e destinaram-se a apoiar na construção de infraestruturas e na aquisição de equipamentos.

Em março, com a propagação da pandemia Covid 19, a atividade assistencial das IPSS ficou condicionada, obrigando a uma forte reorganização dos cuidados à população idosa que se apresentava mais vulnerável ao contágio pelo vírus. Atuando num ambiente de constante incerteza, mantiveram o apoio a quem não possuía retaguarda familiar, incluindo às famílias em isolamento . Neste período, além da atribuição de um apoio financeiro extraordinário às instituições com respostas sociais na área da 3.ª idade, o Município entregou equipamentos /materiais de proteção individual – gel desinfetante, máscaras cirúrgicas e FFP1, álcool etílico, luvas, cobre sapatos, fatos de proteção e termómetros de infravermelhos – tendo também comparticipado 72 testes Covid-19, com o objetivo de suprir as necessidades evidenciadas pelas Instituições na salvaguarda da saúde dos cuidadores e de quem é cuidado.

A intervenção das IPSS na sociedade vai além do que está contratualizado com a Administração Central, comprovando-se que estão na linha da frente da intervenção junto das faixas da população que mais sofreram com o impacto da pandemia, disponibilizando serviços e respostas urgentes num ambiente de incerteza. Para Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, “a aposta numa rede solidária forte e proativa é um investimento com um retorno imensurável, tal como é gratificante perceber a qualidade das suas intervenções e a disponibilidade para atender aos que mais precisam. O apoio do Município, fortalecendo a rede assistencial, é uma aposta segura na melhoria da qualidade de vida da população albergariense.”

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend