Comunicados

Projetos Albergarienses na área da Educação são adaptados em duas cidades europeias

Os projetos Clube dos Sentimentos, do Colégio de Albergaria, e PiGO, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, vão ser transferidos e adaptados para as cidades de Nantes, em França, e Poznan, na Polónia, respetivamente. O anúncio foi feito no V encontro transnacional do projeto europeu Urbact – ON BOARD, que decorreu em formato online, a partir de Poznan.

O projeto Clube dos Sentimentos, desenvolvido junto das crianças do 1.º Ciclo e seus pais, visa promover a (re)aprendizagem das emoções, dos sentimentos e pensamentos de forma a ajudar os mais novos a compreenderem as razões que os levaram a ter determinados comportamentos. Já o PiGO, dirigido à comunidade em geral, consiste numa série de apresentações de ideias, conceitos, valores e oportunidades inovadoras que visam criar atitudes empreendedoras e um espírito colaborativo e de networking entre a comunidade educativa, organizações e empresas locais.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “a transferência de boas práticas entre as cidades que fazem parte desta rede de Inovação em Educação é uma oportunidade de acrescentarmos e reformularmos o trabalho em prol da educação, envolvendo os parceiros locais (Uract Local Group), fortalecendo o papel de cada um na transformação que é necessário operar para melhorar o desempenho das nossas crianças e alunos, ao nível dos resultados escolares e da sua forma de estar em sociedade. É muito estimulante sermos reconhecidos pelos parceiros de outras cidades, é importante para as nossas escolas a valorização dos seus projetos além-fronteiras.”

O V encontro transnacional teve como principal objetivo discutir a importância da envolvência dos alunos, como membros ativos da Rede de Inovação Educacional, bem como a envolvência da família na rede.

ON BOARD é uma das 23 redes de transferência aprovadas e financiadas pelo programa europeu Urbact, que promove a aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. O projeto visa criar uma Rede de Inovação Educacional nas seis cidades parceiras – Albergaria-a-Velha (Portugal), Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).

Todas as Categorias