11.6 C
Aveiro
Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioOliveira de AzeméisCâmara Municipal e Universidade de Aveiro unidas na construção de um novo...

Câmara Municipal e Universidade de Aveiro unidas na construção de um novo campus universitário

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Universidade de Aveiro estão a liderar o processo de construção de um novo campus universitário adjacente às instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).

Trata-se de um investimento de cerca de 50 milhões de euros que inclui a construção de 10 novos edifícios destinados a albergar um conjunto de respostas ligadas à inovação, ao empreendedorismo, à testagem de novos produtos e à instalação de incubadoras de startups e growups que irão servir o tecido económico da região e permitir aos formandos da ESAN concretizarem as suas ideias.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, este projeto, que contempla ainda uma residência para estudantes, “passa por criarmos aqui um laboratório de experimentação onde possamos testar as tecnologias do futuro permitindo às nossas empresas um conjunto de soluções tecnológicas que as preparem para o futuro num quadro de competitividade global”.

Este projeto estratégico de base regional é ambicioso mas, segundo Joaquim Jorge, torna-se essencial para “afirmar a competitividade da região no futuro e transmitir o conhecimento necessário a um território com uma forte dinâmica social e económica” e “com um peso forte nas exportações nacionais e na riqueza do país”.

Para o presidente “a premência de avançar com o projeto justifica-se porque quanto mais tarde chegarmos ao tecido económico e social, mais tarde desenvolveremos as competências que a região necessita”.

A Câmara Municipal e a Universidade de Aveiro anunciaram que vão candidatar o investimento a fundos comunitários do programa Estratégia 2030 apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O presidente deste organismo (CCDR-N), Dr. António Cunha, esteve presente na apresentação do projeto que decorreu nas instalações da ESAN e contou com a presença ainda do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, e do diretor da ESAN, Martinho Pereira.

“Vamos consolidar este projeto para que quando surgirem os apoios estejamos preparados para concretizar este sonho”, disse Joaquim Jorge, esperando o envolvimento dos empresários e da Universidade de Aveiro no seu financiamento.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend