18.3 C
Aveiro
Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioMurtosaCelebrado o protocolo de cedência dos novos armazéns de apoio à Arte...

Celebrado o protocolo de cedência dos novos armazéns de apoio à Arte Xávega

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro, a celebração do protocolo, entre o Município da Murtosa e os proprietários das três companhas que operam na praia da Torreira, de cedência dos novos armazéns de apoio à Arte Xávega, construídos pela Câmara Municipal, na beira-mar norte, nas imediações da EBI da Torreira. No ato marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, e os proprietários das companhas “M. FATIMA”, “OLÁ S. PAIO” e “SRA. PIEDADE”.

Os três armazéns de apoio à Arte Xávega, que corresponderam a um investimento de cerca de 400.000 euros, vêm qualificar as condições do exercício desta atividade, beneficiando uma comunidade com grande relevância económica, social e cultural no concelho. Desta forma, pretende a autarquia ajudar a perpetuar as artes de pesca que fazem parte da matriz identitária das gentes da Murtosa.

Os pavilhões têm uma área coberta de cerca de 180 metros quadrados e possuem no piso térreo uma área de garagem para recolha de veículos e aparelhos e palamentas das embarcações, uma pequena sala de refeições com “kitchenette” e dois balneários completos. O piso superior, em “mezzanine” foi idealizado para trabalhos com as redes de pesca, desde a sua recolha até reparações e armazenagem.

A arte xávega possui fortes raízes históricas no nosso território, tendo a sua importância económica constituído um dos mais relevantes impulsos para o processo que culminou com a emancipação do concelho da Murtosa, em 1926. No seu auge, no início do século XX, chegaram a operar 11 companhas na praia da Torreira, tendo sido aqui um dos últimos locais em Portugal onde se praticou a Arte Xávega com Bois Marinhões. Atualmente, exercem a sua atividade no concelho da Murtosa as Xávegas “M. FATIMA”, “OLÁ S. PAIO” e “SRA. PIEDADE”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend