Santa Maria da Feira

Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster vai avançar

Andar de bicicleta não está apenas na moda. Tem benefícios inquestionáveis para a melhoria da qualidade de vida das populações e do Ambiente, permitindo também viver as cidades de uma forma plena. É na perspetiva de incentivo ao uso de mobilidade em modos suaves e de valorização do espaço público que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai construir a Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster, num total de 2665 metros, privilegiando um canal natural, o rio Cáster.

Foi já aprovada a abertura do concurso público para a construção da Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster, com um valor base de cerca de 765 000 euros e um prazo de execução de um ano. A ciclovia prevê, nesta primeira fase, a execução do Traçado Estruturante: Troço 1 – entre as Rua das Fogaceiras e a Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa, Troço 2 – entre o Largo de Camões e a Rua da Escola, e o Troço 4 – entre a Rua da Escola e a Alameda Fernando Pessoa. Posteriormente, surgirá o Traçado Complementar (Troço 3), entre a EB 2, 3 Fernando Pessoa e a EB1 da Macieira.

Nos últimos dez anos, a estratégia da Câmara Municipal, explica o autarca Emídio Sousa, tem estado voltada para “o incentivo aos modos ativos de mobilidade”, com a criação de “percursos cicláveis em pontos estratégicos do nosso concelho para, num futuro próximo, completar uma rede intra e intermunicipal”. “Queremos criar” continuou o edil, “alternativas ao uso do automóvel, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos nossos munícipes, ao mesmo tempo que qualificamos o espaço público”.

A Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster vai unificar a zona leste da cidade, tendo o núcleo histórico como principal centralidade, com a zona oeste, de expansão urbana recente, tirando sempre partido do rio Cáster para a sua implantação.

Este percurso ciclável/pedonal irá ligar o centro histórico, o núcleo de escolas, os equipamentos desportivos (Piscina Municipal e Pavilhão da Lavandeira), o equipamento social Lar da Santa Casa da Misericórdia, a estação ferroviária, o futuro centro coordenador de transportes e beneficiará também da proximidade a bolsas de estacionamento e ao principal acesso da cidade (N223).

De referir que está em curso a construção do passeio/ciclovia que liga Santa Maria da Feira a São João de Ver, ao longo da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, num total de 2km. Esta obra, cuja conclusão se prevê no início do Verão, resulta de uma candidatura da Câmara da Feira ao Norte 2020 e envolve um investimento superior a 275 500 euros.

Todas as Categorias