12.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioAroucaO Impossível regressa a Rio de Frades em maio de 2021

O Impossível regressa a Rio de Frades em maio de 2021

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A 2ª edição da aventura de Ultra Trail “As Voltas do Impossível” regressa à Serra da Freita a 29 de maio de 2021. O desafio será limitado a 50 participantes que deverão fazer a sua candidatura entre os dias 15 de fevereiro e 5 março, enviando um “pedido de escolha” e expondo, de uma forma original, as razões porque ambicionam participar na prova.

A edição de 2020 foi um grande sucesso, pela novidade que trouxe ao panorama nacional de Ultra Trail aventura, e deu luta a todos os atletas que participaram, sendo que nenhum atleta conseguiu alcançar a proeza de passar para a 4.ª volta do desafio, deixando a rocha de Xisto, onde deverá ser “imortalizado” o nome dos destemidos que terminem a 5.ª e última volta, intacta e pronta para mais uma edição.

História

Esta aventura, pioneira em Portugal, é baseada nas Maratonas de Berkeley, levando a que o Grão-Mestre da Confraria Trotamontes, José Moutinho, criasse, em 2020, o “argumento” das Voltas do Impossível que remonta ao conturbado período de 1942 no qual, para o esforço da Grande Guerra, nestes montes e vales do Arouca Geopark, se fazia a exploração do Volfrâmio, metal imprescindível na corrida às armas. Uma história de homenagem aos milhares de pessoas que, naquela altura, lutaram para mudar a sua vida e traçar o seu destino, intitulados de “Pilhas” pelos seus pares. O lado histórico desta prova traduz-se em elementos que estão presentes ao longo de todo o percurso, como as guias de transporte, e em momentos como aquele em que um atleta desiste e ouve ser tocada, em sua homenagem, a música do silêncio “Taps” por um corneteiro.

Candidaturas

O desafio será limitado a 50 participantes que se terão de aventurar desde o início, com o envio de um “pedido de escolha” para o e-mail [email protected], expondo as razões porque pretendem participar nas Voltas do Impossível, em conjunto com um breve currículo onde deve constar, no mínimo, uma prova superior ou igual a 100 kms.

Caso a candidatura seja aceite, o participante receberá uma “Carta de Condolências” que formaliza, assim, a inscrição, e indica o pagamento de uma taxa pecuniária de 19,58 €, bem como a taxa adicional de uma cerveja artesanal e uma matrícula de automóvel.

Regras

O percurso contempla 5 voltas com uma distância aproximada de 21 kms e 1500D+ de desnível cada uma. O começo e o término de cada itinerário serão na icónica aldeia de Rio de Frades, sobre a ponte, sendo o sentido inicial da prova o dos ponteiros do relógio, alternando-se nas voltas seguintes.

Além da corrida do percurso, os atletas terão que encontrar 13 caixas com livros de Guias de Transporte (utilizadas para transportar volfrâmio na época), que serão o comprovativo de passagem no local. A falha de alguma destas guias no final de cada volta será motivo para desclassificação. O atleta correrá com um dorsal distinto por cada volta.

A organização fornecerá um track para orientação e, pontualmente, haverá balizagem orientativa em pequenos troços.

Não existirão abastecimentos ao longo do percurso. O atleta só poderá ter apoio alimentar ou material na base, em tom de homenagem à imagem dos mineiros que, também eles, eram abastecidos pelas suas mulheres.
O único material obrigatório será um apito, uma manta térmica, um telemóvel e um relógio com GPS.

O momento de trocar As Voltas ao Impossível voltou.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend