15.5 C
Aveiro
Sábado, Abril 20, 2024
InícioSever do VougaSever do Vouga é o concelho mais vacinado do distrito de Aveiro

Sever do Vouga é o concelho mais vacinado do distrito de Aveiro

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O concelho de Sever do Vouga é o concelho do distrito de Aveiro mais vacinado, com uma taxa de vacinação superior a 20% da população, correspondendo a cerca de 2 000 pessoas, dos grupos prioritários da 1ª fase da campanha de vacinação.

A vacinação em Sever do Vouga é um exemplo para o resto do país, devido ao índice de pessoas inoculadas, com uma média de 250 pessoas por dia, nos dias dedicados à vacinação. A população acima dos 80 anos está praticamente toda vacinada, com a toma das 2 doses, bem como os utentes acima dos 50 anos com comorbidades prioritárias, que pertencem também à fase 1 da operação.

O centro de vacinação de Sever do Vouga e dependendo sempre da disponibilidade das vacinas, está já a vacinar utentes com comorbidades da fase 2, iniciando-se essa inoculação pelos diabéticos. Além destes grupos de população prioritários, o centro também tem alargado a vacinação a outros grupos, nomeadamente os bombeiros, as forças de segurança, magistrados e os profissionais de saúde inscritos em ordens profissionais fora do Serviço Nacional de Saúde.

A maior parte das vacinas usadas são da Pfizer, embora para os utentes mais novos foram usadas as vacinas da Astrazeneca.

O centro de vacinação, situado no centro de saúde de Sever do Vouga, conta com a colaboração dos médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais da Unidades de Saúde de Sever do Vouga, contando o centro com 3 postos de vacinação, havendo uma equipa de apoio, que assiste os utentes desde a entrada, até ao recobro e a sua saída. Nos dias de vacinação, a equipa conta com 13 profissionais em total permanência e disponibilidade.

O Delegado de Saúde local, Dr. Rui Pedro Leitão, adianta que e em relação aos casos adversos, não há para já nenhum caso a registar, após a toma e durante os 30 minutos em que a pessoa permanece em recobro, bem como nos dias seguintes. Adianta ainda que o centro de saúde está preparado para dar resposta imediata a qualquer situação que possa surgir.

O Presidente da Câmara António Coutinho refere que desde a primeira hora a Câmara Municipal está no processo de vacinação, em parceria com o Centro de Saúde, custeando e aumentando a área de recobro, com a instalação de 2 blocos pré-fabricados, com todos os equipamentos necessários à operação, referindo ainda que sente algum orgulho por o concelho ter já 20% da população inoculada, principalmente os grupos de risco mais idosos.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend