17.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioOliveira do BairroO MOB está de regresso entre 9 e 18 de abril

O MOB está de regresso entre 9 e 18 de abril

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro está de regresso entre 9 e 18 de abril.

Este festival, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, tem este ano como tema “O Silêncio da Música”, dando voz aos músicos do Concelho, em formato on-line.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do município bairradino, explica o novo conceito com a necessidade de “reinventar o MOB, oferecendo algo de diferente ao público, dando a conhecer os nossos músicos e dirigentes de associações ligadas à área musical, dando visibilidade a estas pessoas, que nos merecem a nossa maior admiração, mas também todo o apoio que nos for possível dar”.

Recorde-se que a edição de 2020 deste festival decorreu em formato on-line, tendo contado com atuações de 20 músicos convidados, gravadas no Quartel das Artes, sem público, e transmitidas posteriormente na página de facebook daquele equipamento cultural do Município de Oliveira do Bairro.

“Não queríamos voltar a repetir a fórmula do ano passado, apesar de ter corrido muito bem, com muitos milhares de visualizações dos nossos vídeos”, refere Tiago Matias, criador e responsável pelo MOB desde a primeira edição. “Dada a impossibilidade de os nossos músicos ensaiarem neste período de confinamento, avançámos para este formato, dando a conhecer o trajeto e as preocupações com o futuro de músicos e responsáveis associativos desta área, num contexto extremamente difícil para todos os profissionais da cultura”, acrescentou o também programador do Quartel das Artes.

A 8.ª edição do MOB vai contar 43 entrevistas, a pessoas do Concelho de Oliveira do Bairro ligados à área musical, que serão publicadas na página de facebook do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de abril.

Apoio à Cultura

O Município de Oliveira do Bairro tem lançado, desde o início da pandemia, um conjunto de projetos de apoio à cultura, apoiando os profissionais e entidades que desenvolvem a sua atividade nesta área.

Lília Ana Águas recorda que a 8.ª edição da Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro é já a quinta iniciativa, no último ano, que o Município promove para apoiar os artistas do Concelho: “Logo em maio de 2020, avançámos com a 7.ª edição do MOB, em formato on-line, lançámos depois o Programa de Apoio à Cultura, em julho, para as áreas das artes visuais, artes performativas (música, teatro e dança), artesanato, literatura, património, cinema e audiovisual, em agosto, realizámos o ciclo de concertos ‘Noites do QA’, apenas com músicos do Concelho e em fevereiro deste ano lançámos o Mosaico – Mostra de Arte e Cultura de Oliveira do Bairro, com o objetivo de apoiar os artistas do concelho e, ao mesmo tempo, promover os espaços mais emblemáticos do nosso território”.

A autarca justifica estes apoios com a estratégia do Executivo Municipal para a Cultura, mas também para a área social, de “não deixar ninguém para trás, nestes tempos de incerteza e dificuldade para muitos profissionais que se viram privados da sua fonte de rendimento”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend