Albergaria-a-Velha

Pateira de Frossos para o turismo sustentável

No âmbito do projeto de valorização e dinamização da Pateira de Frossos para o turismo sustentável, o Município de Albergaria-a-Velha organiza um concurso de fotografia sobre o tema “Património Natural – Pateira de Frossos”. A iniciativa, aberta a fotógrafos amadores e profissionais, visa criar um banco de fotografias sobre o património natural do Concelho e as imagens a concurso serão a base para a exposição inaugural do Centro Interpretativo da Pateira de Frossos.

O Concurso de Fotografia apela à criatividade e originalidade dos participantes, que devem captar o património natural e mostrar o verdadeiro privilégio da natureza na Pateira de Frossos. As fotografias devem retratar paisagens, espaços naturais e/ou espécies existentes no território, sendo expressamente proibido a retirada de espécies do seu ambiente natural para a realização das fotografias.

De 22 de abril a 13 de maio, os participantes podem enviar para o Serviço de Turismo do Município (via e-mail ou wetransfer) um número máximo de 10 fotografias, a cores ou a preto e branco, acompanhadas da ficha de inscrição. Estas serão avaliadas por um júri constituído por três elementos, que fará a pré-seleção das imagens a serem votadas pelo público no Facebook do Município. A análise das fotografias pelo júri terá em conta a adequação ao tema proposto, a criatividade, a qualidade técnica e os limites da edição digital.

Entre 20 e 27 de maio, a comunidade pode votar na sua fotografia favorita, sendo as três mais votadas apresentadas no dia 28 de maio. Os valores dos prémios monetários são os seguintes: 1.º prémio – 125 euros; 2.º prémio – 100 euros; e 3.º prémio – 75 euros. Todos os participantes receberão um certificado de participação. As normas do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

A Pateira de Frossos tem uma paisagem única, de elevada importância como habitat de aves migratórias, destacando-se pela sua grande diversidade e valor ecológico, que urge proteger, divulgar e preservar. É um destino privilegiado para o turismo da natureza, com especial enfoque para os percursos pedestres, a ornitologia e a observação de aves.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias