Albergaria-a-Velha

“O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no Século XX

No âmbito das comemorações do centenário da Alba, o Município de Albergaria-a-Velha vai lançar o livro “O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no Século XX”, de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira. A apresentação oficial tem lugar a 19 de junho, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal. A lotação do espaço é limitada, pelo que é obrigatório fazer a marcação prévia através do endereço [email protected]

“O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no Século XX” partiu de um arquivo raro em Portugal, o arquivo das fichas completas de todos os trabalhadores da Alba, uma das mais importantes metalúrgicas nacionais, desde o início do século XX até ao seu encerramento. São quase quatro mil fichas com informação detalhada de quem lá trabalhou, quando foi admitido, escolaridade, origem, etc. Isto permitiu às investigadoras Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira traçar um panorama histórico, ao longo de 100 anos, do mundo do trabalho na Alba.

Foi este o mote para um livro que não só traz a público estas informações, inéditas, que se enquadram e são explicativas da História global de Portugal, incluindo das ex- colónias, como olha a História económica e social de Albergaria-a-Velha no século XX, região conhecida por abrigar empresas que marcaram a história industrial de Portugal.

A coordenação da edição do livro esteve a cargo da historiadora Raquel Varela, que contou com a estreita colaboração dos técnicos do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que disponibilizaram fotografias, depoimentos e documentação variada para a investigação.

A exposição comemorativa dos 100 anos da Alba “Uma História Global” foi inaugurada na tarde de 5 de junho e estará patente até 31 de dezembro, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Consulte toda a programação do Município aqui.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias