11.1 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaExposição percorre história da Alba

Exposição percorre história da Alba

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No centenário de uma das marcas mais emblemáticas de Albergaria-a-Velha, da região e do País, a Biblioteca Municipal tem patente, até ao final do ano, a exposição “Uma História Global”.

A Alba, fundição situada em Albergaria-a-Velha, é “uma marca portuguesa no mundo” que atravessa praticamente todo o século XX, com impacto nacional, nas ex-colónias e com exportações para a Europa e o Brasil. Dos bancos de jardim icónicos aos utensílios de cozinha, ao primeiro e único carro português, a Alba, registada oficialmente em 1929, permite-nos olhar a história global a partir de Albergaria-a-Velha.

A história começa com a industrialização portuguesa acarinhada pelo condicionamento industrial do Estado Novo, passa pela II Guerra Mundial, a Guerra Colonial, a independência das colónias, a Revolução dos Cravos, e terminará depois da restruturação produtiva após a adesão à CEE/UE e aos efeitos da concorrência na globalização depois dos anos 90 do século XX. A história da Alba abrange, assim, quase um século de um país em mutação profunda e do seu lugar na economia e no sistema internacional de Estados.

Distribuída por dois pisos, a exposição divide-se em diferentes polos temáticos. No átrio é possível conhecer o carro Alba – um projeto pioneiro genuinamente português – através dos seus planos e desenhos técnicos, fotografias e um dos últimos exemplares do motor. No primeiro piso, um mapa de grandes dimensões apresenta os edifícios e zonas de relevância no percurso da Alba e da família Martins Pereira, antes de os visitantes embarcarem numa viagem no tempo, com a cronologia dos fatos marcantes na História da marca e exemplares dos seus produtos mais icónicos, como os ferros de engomar, panelas de três pés, bancos de jardim, fogões ou caixas de correio.

Neste espaço destaca-se, ainda, uma instalação construída a partir das fichas dos trabalhadores que passaram pela Alba e que, no total, constituem um arquivo de 4000 fichas, servindo de base para o livro “O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no século XX”, das investigadoras Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira, recentemente apresentado na Biblioteca Municipal.

Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, “esta exposição assume especial importância por diversos fatores: Primeiro porque a ALBA é muito mais do que uma marca; Foi um modelo de progresso industrial, que atingiu um notável prestígio económico, social e cultural, não apenas na região mas em todo o país; Foi uma verdadeira escola técnico-profissional de um sem número de atividades e profissões, bem como uma das marcas pioneiras em utensílios domésticos, mobiliário urbano e acessórios diversos que marcaram o século XX português”.

A exposição comemorativa do centenário da Alba “Uma História Global” tem a curadoria de Raquel Varela, com conceção e design de Pedro Páscoa e produção de Sónia Diogo e Paulo Cardoso.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend