16.6 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioAveiroAveiro 2027 lança inquérito dirigido à comunidade artística

Aveiro 2027 lança inquérito dirigido à comunidade artística

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

– Respostas até 11 de julho no website do projeto –

Após a conclusão do primeiro inquérito à população, e de termos alcançado cerca de 900 participações, o projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura avança agora com um segundo inquérito online. Desta feita, abre-se o diálogo com o setor Cultural e Criativo atuante em Aveiro, pretendendo-se recolher informação que permitam compreender e abordar as fragilidades e forças desta área, fundamental na dinâmica de Aveiro e das suas perspetivas para o futuro. O inquérito está acessível até 11 de julho através do website da candidatura, em www.aveiro2027.eu.

Estes inquéritos surgem integrados numa estratégia de participação ativa dos cidadãos no desenvolvimento e na construção de um programa colaborativo para 2027, identificando necessidades, fragilidades e oportunidades que possam ser abordadas através do processo de candidatura. O objetivo passa por potenciar os impactos efetivos e positivos para o território e para todos os que nele trabalham e habitam.

Com esta iniciativa, procura-se reforçar a ideia de que não se está meramente a identificar um conjunto de infraestruturas e eventos, mas antes a conceber um programa cultural inovador, aberto, diverso e inclusivo, suportado em conceitos agregadores e em estratégias sustentáveis de desenvolvimento urbano, contribuindo para uma grande participação comunitária e para o reforço da atratividade internacional da cidade. A participação de todos é, assim, apresentada como um fator determinante para o sucesso da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, tendo sido criado o slogan “Vamos juntos. Uma pessoa de cada vez” para divulgação destas iniciativas.

Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 é um projeto apresentado em Junho de 2019, que se desenvolve em quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. A Câmara Municipal de Aveiro tomou a decisão de se apresentar como entidade promotora da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027. Esta intenção teve como suporte o Plano Estratégico para a Cultura para o período 2019-2030, no qual é assumida a implementação de políticas públicas que privilegiem a qualificação da oferta cultural, o incremento de práticas e consumos culturais, a fixação de novos agentes artísticos e criativos no território e o posicionamento da cidade no contexto nacional e europeu.

O programa “Capital Europeia da Cultura” (CEC) é um dos projetos da União Europeia de maior sucesso e reconhecimento. Esta iniciativa foi criada em 1985 com o objetivo de colocar as cidades no coração da vida cultural da Europa. Através da cultura e das artes, as Capitais Europeias da Cultura promovem a qualidade de vida nas cidades e fortalecem os laços de comunidade. Ao longo de um ano, os cidadãos são convidados a desempenhar um papel ativo no desenvolvimento e na expressão cultural da própria cidade, tomando parte nas suas atividades e dinâmicas.

A esta vontade e desígnio associaram-se como parceiros estratégicos a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro AIDA – CCI, os quais terão um papel de suporte institucional e também operacional neste processo de trabalho.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend