Albergaria-a-Velha

Albergaria-a-Velha recebe Campo de Voluntariado Internacional

A Associação BioLiving e o Município de Albergaria-a-Velha, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, está a desenvolver um Campo de Voluntariado Internacional.

O campo, intitulado “Albergaria+Verde”, decorre entre 2 e 13 de agosto em vários locais do Concelho e tem como objetivo contribuir para a melhoria ambiental de alguns locais emblemáticos, como a Pateira de Frossos, os Caminhos de Santiago, a Rota dos Moinhos e outros trilhos pedestres. As tarefas incluirão a limpeza e controlo de vegetação infestante e invasora, a recolha de lixo, a construção de um charco para a vida selvagem, a instalação de abrigos para a fauna e a beneficiação de ecossistemas naturais.

No sábado, 7 de agosto, será o Dia Aberto, e todos poderão juntar-se à iniciativa e conhecer os jovens estrangeiros. Para essa manhã está prevista uma grande ação de recolha de beatas de cigarros no centro da cidade de Albergaria-a-Velha. As beatas serão posteriormente encaminhadas para reciclagem adequada.

Este campo contará com a participação de cerca de 25 jovens oriundos de 8 países: Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, República Chega, Rússia e Portugal, e seguirá exigentes normas de higiene e segurança relacionadas com a COVID-19, designadamente a realização de um conjunto de quatro testes e a desinfeção diária profunda de todo o material e instalações.

Não obstante as restrições, o campo será um momento de enriquecimento cultural, em que os jovens poderão conhecer melhor a gastronomia e cultura da região, com visitas ao Concelho, a Aveiro, às praias e salinas, e a participação em jogos e atividades lúdicas de promoção da interculturalidade.

Este será o nono campo de voluntariado internacional organizado pela associação de defesa do ambiente BioLiving e marca o quinto aniversário da coletividade.

Todas as Categorias