12.1 C
Aveiro
Terça-feira, Março 19, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaLoja ToBeGreen Albergaria-a-Velha para troca e reciclagem de vestuário

Loja ToBeGreen Albergaria-a-Velha para troca e reciclagem de vestuário

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Já se encontra aberta a Loja ToBeGreen Albergaria-a-Velha no Centro Coordenador de Transportes. Neste novo espaço, a comunidade pode entregar artigos de vestuário ou têxteis-lar para reciclagem ou doar peças de roupa em bom estado para troca. A loja encontra-se aberta ao público às quintas-feiras, das 11h00 às 16h30.

A loja é uma das vertentes da Comunidade ToBeGreen, ao qual o Município de Albergaria-a-Velha aderiu no passado mês de abril e que inclui o programa de reciclagem de máscaras de proteção individual e o programa de troca e reciclagem de vestuário. Salienta-se que Albergaria-a-Velha é o primeiro município do distrito de Aveiro a participar neste projeto de valorização de produtos que, de outra forma, iriam parar aos aterros.

O projeto arrancou nas escolas básicas e secundária, onde o tema central foi a reciclagem e a economia circular, com duas sessões transmitidas via Zoom para todas as turmas. Após as sessões de sensibilização, foram colocados contentores específicos para máscaras e têxteis na Escola Básica, na Escola Secundária, no Conservatório de Música da Jobra, no Edifício dos Paços do Município, nos Armazéns Municipais, na Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e na ASIV – Associação Social Para Idosos com Vida.

Todas as semanas é feita a recolha das máscaras, que depois são processadas pela ToBeGreen nos seus centros de tratamento e valorização de resíduos. O produto final resultante deste processo servirá de matéria-prima para novos produtos, numa lógica de economia circular.

Quanto ao programa de troca e reciclagem de têxteis, existem três níveis de atuação:
• a troca de vestuário por parte dos munícipes com recurso à aplicação ToBeGreen, sendo que por cada peça entregue para partilha os utilizadores recebem pontos para adquirir peças em segunda mão na aplicação;
• a catalogação de vestuário depositado nas IPSS, que permite à Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal prestar um serviço mais eficiente a quem necessita deste tipo de apoio;
• a reciclagem de têxteis em final de vida, bem como todos os seus resíduos, permitindo criar fios têxteis ou placas de isolamento acústico, entre outros produtos.

A indústria da moda, que inclui o vestuário, os têxteis-lar, o calçado e os acessórios, exige cada vez mais recursos naturais para a sua produção e assim satisfazer os desejos de uma população consumista, desejosa de novos produtos de moda, que são despois descartados com muita facilidade. Estima-se que 4% destas peças acabem em aterros. Se aos produtos têxteis somarmos os milhares de máscaras que são diariamente deitadas no lixo, estamos perante um grande problema ambiental, que irá afetar a qualidade de vida das gerações futuras. Ao participar nos programas ToBeGreen, a comunidade Albergariense está a criar um melhor futuro para todos.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend