Albergaria-a-Velha

Crianças aprendem a “Ginasticar” a mente

No âmbito do Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Encontros com a Educação -Todos pelo Sucesso”, estão a ser dinamizadas sessões de capacitação BrainGym nas escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, envolvendo 312 crianças.

O modelo BrainGym, desenvolvido em Halmstad, na Suécia, cidade parceira de Albergaria-a-Velha no projeto On Board, foi um dos projetos que o Município decidiu adaptar no âmbito da rede europeia de transferência de boas práticas na área da Educação.

Tendo sido constatado na Suécia que muitas crianças e jovens sofrem de stress, que afeta as suas capacidades de aprendizagem, o BrainGym propõe estratégias sustentáveis para o bem-estar e o desenvolvimento do conhecimento na escola, que também possam ser usadas em outros contextos e mais tarde na vida.

O objetivo principal do modelo Albergariense do BrainGym é estimular os domínios cognitivos, sociais e motores dos alunos através de um conjunto de exercícios práticos e de raciocínio. Toda a componente das sessões é orientada e acompanhada por uma psicóloga que, através de vários desafios de estimulação, conduz as crianças para uma abordagem imersiva de autoconhecimento, onde se descobrem as potencialidades individuais, fornecendo, ainda, as ferramentas e técnicas para potenciar tais capacidades nas suas mais diversas dimensões. Pretende-se que estas sessões sejam mais um instrumento que permita impulsionar o sucesso dos alunos de Albergaria-a-Velha.

Em paralelo, no dia 11 de novembro, será realizada uma ação subordinada ao tema da “Inteligência Emocional”, dirigida ao pessoal docente e não docente, visando dotar os intervenientes com ferramentas práticas de interação com o estudante, de modo a potenciar o sucesso escolar.

Publicidade

Publicidade

Publicidade