15.5 C
Aveiro
Sábado, Abril 20, 2024
InícioÁguedaCâmara de Águeda distinguida como Município “amigo das famílias”

Câmara de Águeda distinguida como Município “amigo das famílias”

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Galardão de Município Mais Familiarmente Responsável foi entregue ontem, em Coimbra, no auditório da Fundação FEFAL

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, ontem, o galardão de Município Mais Familiarmente Responsável, num reconhecimento público pelo trabalho e boas práticas implementadas na área da política familiar. A cerimónia decorreu no auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra.

“Esta é uma distinção que o Município recebe há 12 anos consecutivos e que evidencia que as boas práticas que se têm adotado para a construção de uma política integrada de apoio à família, nomeadamente através da promoção das medidas de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, são um exemplo a seguir”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Coesão e Inovação Social, Solidariedade e Família.

Na sessão solene, Marlene Gaio recebeu a bandeira verde com palma, que aponta Águeda como um Município que é distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) há mais de três anos consecutivos.

Este prémio foi atribuído a um total de 84 municípios de todo o país, que se destacam pelas políticas e boas práticas adotadas no apoio à família, munícipes e aos seus funcionários, distinguindo as autarquias em duas vertentes: enquanto entidade empregadora, isto é, que adota medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores, sendo, por isso mesmo, um modelo destas práticas; e para os munícipes, com medidas facilitadoras da vida familiar.

“A relação entre as famílias e o poder local é extremamente importante”, salientou, na cerimónia, Rita Mendes Correia, presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, uma afirmação corroborada por Rosário Carneiro, membro do painel científico da OAFR, para quem “as autarquias são o agente mais próximo das famílias” e são, nesse âmbito, “o interlocutor privilegiado para a aplicação de políticas públicas” de apoio às famílias.

“Famílias saudáveis, cujas necessidades estão satisfeitas, são famílias que contribuem muito significativamente para o desenvolvimento sustentável do país”, continuou, enaltecendo o papel que os municípios tiveram no suporte às famílias durante o período de pandemia. “Foram facilitadoras, num exemplo de proximidade e na capacidade de olhar para ser capaz de fazer”, frisou Rosário Carneiro.

É este exemplo de fazer para apoiar as famílias por parte da Câmara Municipal de Águeda, nas várias medidas e projetos implementados, que foi destacado pelo Prémio Município Mais Familiarmente Responsável.

Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, encerrou a cerimónia, reconhecendo o mérito dos municípios no trabalho e apoio concedido às famílias de todo o país.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend