14.7 C
Aveiro
Terça-feira, Abril 23, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaLaboratório de Programação e Robótica nasce na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

Laboratório de Programação e Robótica nasce na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Laboratório de Programação e Robótica foi concretizado no âmbito do projeto “Scratch 4 All” promovido pela InovaRia- Rede de Inovação em Aveiro e pelo CASPAE, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha. Esta atividade dá seguimento à atividade Scratch On Road, em que todos os alunos do 4.º ano do Município estão a aprender a Linguagem de Programação Scratch nas aulas de Oferta Complementar com a coordenadora do projeto.

Neste espaço de inovação e criatividade, estão disponíveis 3 robots humanoides (EZ-robots), Arduínos (introdução à eletrónica), Croc & Play, 3 drones , robots DOC com atividades adaptadas, impressoras 3D e outros jogos didáticos, anteriormente adquiridos pelo Município. Além do acesso autónomo ao Laboratório durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, sempre com o devido acompanhamento técnico, vão ser dinamizadas regularmente oficinas temáticas para diferentes públicos.

A iniciativa “SCRATCH 4 ALL” pretende contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade e inovação do sistema de educação e formação nacional, para a redução e prevenção do abandono escolar precoce, para o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação, bem como para o desenvolvimento de competências específicas atualmente fortemente valorizadas em termos educativos, profissionais e sociais. Associa-se, ainda, uma outra problemática que se relaciona com a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no que diz respeito, particularmente, à integração de mulheres no ensino superior em áreas ligadas às engenharias e tecnologias.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “este projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Educação do Município, espelha a visão do executivo municipal e o excelente dinamismo da rede de inovação em educação. A parceria estabelecida para este projeto vem confirmar que juntos conseguimos mais e melhor. Trata-se de uma boa prática em contexto escolar que pretendemos disponibilizar ao público utilizador da Biblioteca Municipal, crendo que espaços como este se tornem contextos de aprendizagem ativa”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend