14.4 C
Aveiro
Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioÁguedaHortas d’Águeda ganha cinco novos hortelões

Hortas d’Águeda ganha cinco novos hortelões

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Águeda entregou, cinco talhões das Hortas d’Águeda a novos hortelões que vão explorar a horta comunitária para cultivar os seus hortícolas. Estes juntam-se aos 18 utilizadores da horta localizada junto à Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), que mantêm ativa a atividade agrícola para auto-consumo.

Este projeto municipal, que sensibiliza para a agricultura biológica e sustentável, designa-se de “Agricultura – semente de sustentabilidade” e pretende incutir nos cidadãos aguedenses o gosto por aquela atividade tradicional, promovendo o desenvolvimento de novas competências e podendo ser geradora de rendimentos para as famílias, ao mesmo tempo que promove hábitos de alimentação saudável e boas práticas agrícolas.

Os utilizadores podem usar as parcelas de terreno, propriedade da Autarquia de Águeda, para a implementação de culturas hortícolas, frutícolas, ervas aromáticas, condimentares e medicinais, de modo a melhorar a condição do agregado familiar, seja pela subsistência alimentar saudável e/ou pela geração de um rendimento extra com a comercialização dos produtos.

Os cinco talhões ficaram vagos no início no ano, tendo decorrido uma fase de candidaturas que resultou na atribuição destas parcelas agrícolas a estes cinco cidadãos, que habitam nas proximidades da horta. Os novos agricultores têm diferentes origens e idades, pelo que, neste projeto municipal, é conseguido a promoção do espírito de comunidade e de pertença, ao mesmo tempo que é fomentada a partilha de conhecimentos às gerações mais novas.

Para além de que, pelas características culturais dos cidadãos de diferentes nacionalidades que ali têm as suas parcelas agrícolas, é promovida a troca de experiências e até sementes de produtos agrícolas dos vários países.

É isso que faz uma das utilizadoras, proveniente da China. “Cultivo uns feijões compridos e outros legumes que não há cá; trouxe para semear e agora já dou as sementes aos vizinhos”, disse, com orgulho.

Outra utilizadora, da Moldávia, trouxe a filha para assinar o contrato com a Câmara de Águeda. “Já tive uma parcela há uns anos, antes dela nascer, mas tive de desistir quando engravidei; agora volto a ter este terreno para cultivar os nossos legumes”, declarou.

“Vai ser uma aventura”, disse um dos novos hortelões, de 28 anos, que pretende usar o terreno para cultivar os produtos hortícolas e assim “começar a comer melhor” e para incutir na filha pequena a importância da agricultura e de comer de uma forma saudável.

Cada talhão possui uma área com cerca de 40 metros quadrados, acesso a um ponto de água comum, um compostor comunitário e um abrigo partilhado para o armazenamento das alfaias agrícolas.

Ontem, aos novos utilizadores, foi entregue a chave do abrigo, bem como algumas plantas: alecrim, alface, cebola, hortã-pimenta, malagueta e framboesa.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend