Associações Cultura Desporto Estarreja Live

A ACRAP esteve presente de 12 a 15 de maio em Aranda de Duero para participar no 8º Encontro Internacional de Jogos Tradicionais

A ACRAP esteve presente de 12 a 15 de maio em Aranda de Duero para participar no 8º Encontro Internacional de Jogos Tradicionais da sua congénere associativa “La Tanguilla”. Esta já é a 4ª vez que esta associação estarrejense se desloca a este encontro em terras de Espanha, tendo o cuidado sempre de levar um novo jogo tradicional para apresentar aos seus congéneres.

Este ano o mote do encontro foi o vinho, devido a Aranda de Duero ser a capital europeia do vinho. A cidade tem uma oferta turística em torno do vinho muito elevada, onde se pode visitar em diversos sítios adegas centenárias e apreciar ao vivo as diversas fases do tratamento do vinho, desde a apanha da uva ao estado final de repouso, preparado para ser engarrafado, num processo manual já com centenas de anos.

Foram mais de 30 associações vindas de Portugal, França e de Espanha, que durante 4 dias apresentaram, em diversos sítios da cidade, cerca de 150 jogos tradicionais, do tempo dos nossos pais e avós.

Dos miúdos aos graúdos, ninguém ficou de fora, e todos puderam experimentar os jogos tradicionais colocados à disposição de quem se aproximava dos diversos expositores presentes no evento.

O convite ficou feito e a ACRAP deverá marcar de novo presença para 2023 no 9º encontro de jogos tradicionais, ainda sem data definida. Até ao final do verão, esta associação estarrejense tem um calendário de demonstrações dos jogos muito preenchido, onde ir-se-á deslocar a diversos concelhos da zona centro do país, a convite de câmaras e de movimentos associativos.

No dia 18 de junho a ACRAP promove como habitualmente a “Noite dos Santos Populares”, na sua sede nas póvoas, onde não faltará muita sardinha, caldo verde e muita animação com o artista popular Rui Amorim.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Send this to a friend