17.7 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioCulturaFestival Sénior: um mês repleto de atividades dirigida à comunidade sénior

Festival Sénior: um mês repleto de atividades dirigida à comunidade sénior

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante todo o mês de outubro a população sénior é a protagonista em mais de 20 iniciativas, como passeios, visitas culturais, sessões de cinema e de dança, aulas de ginástica, oficinas, peças de teatro, exposições, entre outras, que decorrem em diversas espaços e diferentes locais.

Sob o mote “A Preservar a(s) Nossa(s) História(s)”, o Festival Sénior´22, uma iniciativa do Município de Estarreja em parceria com a Rede Social integrada no Programa VIVER +, regressa na sua plenitude e decorre até ao dia 31 de outubro. Com uma programação assente em quatro áreas de intervenção: saúde e bem-estar, artes e saberes e cultura e lazer, o evento tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Estarreja.

Para Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão, o Festival Sénior, que marca o início das atividades do Programa VIVER +, que decorrem ao longo de todo o ano letivo nas IPSS e em diversos equipamentos municipais, culturais e desportivos, “é uma excelente mostra da diversidade de atividades que as pessoas idosas podem usufruir, com vista à promoção da sua autonomia, do bem-estar e da sua felicidade, apelando sempre à estimulação das memórias, histórias, saberes e criatividade desta população, que muito tem para ensinar às gerações mais jovens.”

800 estarrejenses participam no “Passeio Sénior +65”, que acontece no dia 29 de setembro, para usufruir de um dia diferente, recheado de convívio e de animação. Durante este dia, os participantes partem à descoberta da cidade de Caminha e, depois seguem, para um almoço-convívio na Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora.

No dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso e da abertura oficial do Festival, todos são convidados a marcarem presença na inauguração da exposição de pintura “Minha tela, minha aldeia” da artista Maria Augusta Oliveira, às 14h30, no átrio do Paços do Concelho. Uma artista “solitária” e “anónima”, filha das nossas terras, descoberta pelo projeto SOS VIVER + da Rede Social de Estarreja (projeto de combate à solidão e ao isolamento social). Na arte (re)descobriu uma nova forma de enfrentar as tempestades da vida e de colorir a solidão. Para comemorar esta data, há ainda “Arraial na Praça”, a partir das 14h30, que tem como objetivo dar a conhecer e celebrar o meritório trabalho das Instituições, Associações e Coletividades que constituem a Rede Social de Estarreja. A autarca nota que, com esta mostra, “se valorize o papel dos diversos setores e atores sociais locais e a sua importância e impacto positivo nas famílias, desde as crianças aos idosos, promovendo a divulgação do seu meritório trabalho.” Acrescenta ainda que “será, igualmente, um momento de convívio intergeracional, de partilha de experiências e boas práticas institucionais, aproveitando para apelar à responsabilidade social e espírito solidário do tecido empresarial e da comunidade em geral.”  

Há várias visitas culturais para usufruir. Embarcar no Navio-Museu Santo André, um polo do Museu Marítimo de Ílhavo. (Re)descobrir o Património Natural do Município, através de uma visita guiada de veículo elétrico pelo BioRia. Passear pelo circuito de arte urbana e conhecer as mais de 40 obras que nasceram do ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja, através de uma visita guiada de autocarro.

Destacando-se o papel dos cuidadores formais e informais e dos técnicos que assumem a responsabilidade pela prestação de cuidados à pessoa idosa, a iniciativa da Câmara Municipal inclui a realização de três ações: uma sessão de risoterapia “Rir+”, um workshop “Técnicas de Animação com idosos” com Luís Jacob; e uma sessão de (in)formação “Burnout no Cuidador” com Eduardo Carqueja.

Mexer o corpo é vida. Em outubro há várias atividades que promovem prática da atividade física, criando hábitos de vida saudáveis. Há uma “Tarde Desportiva”, sessões de “Yoga Sénior” e uma “Mega Aula de Zumba Gold”. No Dia Mundial da Alimentação, que se celebra no dia 16, todos estão convidados a participar na “Caminhada Viver+”.

Há ainda muitas outras propostas a não perder. “Jogos Tradicionais”, com a ACRAP, e uma “Desfolhada à Moda Antiga”, com a ACRAP e os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Concelho, evocando as memórias e as tradições locais. Há ainda teatro, cinema, matinés dançantes e sessões de contos para assistir.

Este festival cumpre o desígnio do programa VIVER+: promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida não só dos idosos institucionalizados, mas de toda a população sénior do concelho. E conta com a parceria de várias entidades e instituições como as IPSS; as Juntas de Freguesia; o Centro de Saúde de Estarreja – Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós”; Centro Hospitalar Baixo Vouga; Ordem dos Psicólogos Portugueses; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja; a Universidade Sénior do Rotary de Estarreja, as Associações / Coletividades do Município.

Mais informações e inscrições

Câmara Municipal de Estarreja

Telefone: 234 840 600

Email: [email protected]

Programa Viver +.

Programação completa do Festival Sénior´22.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend