11.1 C
Aveiro
Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioDesportoDia Internacional do Voluntariado: Estarreja é palco da entrega de prémios do...

Dia Internacional do Voluntariado: Estarreja é palco da entrega de prémios do IPDJ

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o apoio do Município de Estarreja, assinala, na próxima segunda-feira, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário, com a cerimónia de entrega de prémios de boas práticas aos projetos de voluntariado, associativismo jovem e igualdade de género, que se destacaram em 2022. A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, no edifício do Ciclo Criativo de Estarreja, às 18h30.   

Este ano, o tema definido pelas Nações Unidas é “Solidariedade através do Voluntariado”. Instituído em 1985, pela ONU, o Dia do Voluntariado é comemorado internacionalmente com o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade civil a dar visibilidade e a valorizar o trabalho realizado por voluntários/as que, diariamente e de forma desinteressada, apoiam, com o seu trabalho, as comunidades onde se inserem.

Nesse sentido, nos últimos anos o IPDJ, no âmbito das suas competências na gestão e promoção do voluntariado jovem e do associativismo jovem, tem promovido a realização da entrega de prémios de Boas Práticas “Associativismo Jovem”, “Voluntariado Jovem” e Prémio “Jovens pela Igualdade”.

Em 2022, o IPDJ promoveu 600 projetos de voluntariado envolvendo cerca de 3 500 jovens e 466 entidades, num investimento de mais de 700 mil euros. Apoiou, com um total de investimento para o associativismo 7 milhões e 300 mil euros, 1 394 associações de jovens que desenvolveram 4 443 projetos.

Mais informações sobre os Prémios:

Prémios de Boas Práticas de Associativismo Jovem

Na área do associativismo jovem, os prémios têm como objetivo distinguir as associações juvenis e estudantis que se destacaram pelas suas caraterísticas de atuação na comunidade, pela dimensão de internacionalização, pela qualidade e inovação, pela consistência e capacidade de expressão enquanto intervenientes na cidadania ativa e na participação cívica e democrática dos jovens.

Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem

Pretende reconhecer a organização e/ou promoção de atividades de voluntariado ao abrigo dos Programas Agora Nós e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição pelos/as jovens voluntários/as, através da aplicação de metodologias de educação não formal e/ou informal, de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica.

Prémio «Jovens pela Igualdade»

Visa reconhecer atividades de debate entre as e os jovens sobre as questões da igualdade de género e da cidadania, que questionem as representações sociais do feminino e masculino e a sua lógica binária e alerte para os direitos e responsabilidades que incumbem a todos e todas tanto na esfera pública, como na privada, para diminuição da desigualdade de género, como Boas Práticas para a promoção da Igualdade de Género.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend