11.6 C
Aveiro
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
InícioIlhavoO Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo apresenta os projetos e...

O Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo apresenta os projetos e iniciativas para o primeiro trimestre do ano.  

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_img

Na vertente da Investigação, o enfoque será na intervenção na área das demências, através do projeto SINDIA (Desigualdades Sócio-Espaciais na Demência), que se propõe a estudar a relação entre as desigualdades sócio-espaciais e a vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores informais nos próximos três anos. Esta investigação integra um consórcio constituído por universidades portuguesas e do Reino Unido – Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Liverpool e Universidade de Lancaster. 


Outro projeto de investigação a implementar será o “Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência”, que avaliará o impacto do “storytelling” interativo nas pessoas com demência. Este projeto será liderado pela Universidade de Aveiro. 

A componente da Formação Certificada assumirá, também, um papel de destaque na programação do trimestre. A entidade “Aproximar” irá promover uma formação intitulada “A Mobilização da Comunidade para apoiar os cidadãos mais velhos”, tendo como objetivos principais reforçar conhecimentos sobre o cidadão mais velho na sociedade atual, promover os conceitos de envelhecimento saudável e de envolvimento comunitário, desenvolver modelos e estratégias para a criação de uma rede de apoio aos mais velhos e promover a adoção de novas tecnologias na mobilização da comunidade. Os destinatários são profissionais das áreas sociais e da saúde, bem como de qualquer organização (pública, privada ou com fins não lucrativos) com interesse em contribuir para a sua comunidade.  

Nos primeiros três meses do ano prosseguem os projetos e as ações:  Oficina “Regras em Inglês!”, “JOGA”, “Maiores na Mente” e o podcast “Ouve bem o que te digo!” que junta mulheres mais velhas numa conversa sobre temas diversos e “Fala!”, uma iniciativa de discussão de temas de interesse na área do envelhecimento. 

Na vertente da Criação, em que predomina o desenvolvimento de projetos de criação artística, com orientação de artistas e pessoas mais velhas, destaque para a Exposição de Pintura “Preciosidades da Minha Lúcia”, com inauguração marcada para 8 de fevereiro, “Retratar os Processos de Pintura – Oficina de Pintura”, “Curso de Capacitação digital para Artesãos (maiores de 50 anos), para uma maior eficácia na comercialização dos seus produtos, com certificado de formação profissional” (dias 16 e 26 de janeiro e 13 e 20 de fevereiro), “Avó Sai da Caixa” (terças feiras) e “Aprende a Tricotar” (às quintas-feiras).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

  • https://c32.radioboss.fm:18609/stream

Send this to a friend