24.4 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioNacionalPortugal e Espanha juntos na defesa do Montado e Dehesas (homólogo do...

Portugal e Espanha juntos na defesa do Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha)

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Universidade de Évora integra, através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento o Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneration and improvement of dehesas through the appropriate management of scrubland/shrub areas” que pretende explorar o potencial da gestão dos matos como forma de regenerar e melhorar o Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha).

Nesse sentido e como o solo é a base de todo o sistema, os investigadores do MED que integram a equipa do projeto pela Universidade de Évora, única entidade portuguesa envolvido neste projeto, deram início aos trabalhos através de um olhar atento às condições do solo.

O trabalho começou com a recolha de amostras de solo nas duas propriedades integradas no projeto e que serão alvo de intervenção: Terra das Freiras e Grupo de São Mateus, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo.

“A maioria dos solos no Alentejo é ácida e apresenta uma alta toxicidade por manganês, resultando num solo pouco propício para o crescimento de diversas plantas. Assim, uma das soluções em análise é a aplicação de calcário dolomítico, considerada como a técnica mais eficiente para correção de acidez nos solos.

Comprovada a elevada acidez dos solos recolhidos, através de análises laboratoriais (componentes física e química), fez-se a aplicação do calcário dolomítico no solo das duas herdades” explicam os investigadores da academia alentejana. Espera-se que na próxima primavera já se consigam observar os primeiros resultados desta ação.

Na página oficial do projeto, sublinha-se a importância destas áreas referindo que “grande parte da biodiversidade da Europa está intimamente ligada a práticas agrícolas tradicionais e extensivas”.Aqui, frisa-se que “os ecossistemas agrícolas representam 38% da área total da rede Natura 2000, a maior parte da qual foi moldada por sistemas agrícolas extensivos.

Um bom exemplo deste tipo de habitat são as Dehesas/Montados (habitats 6310, 9330, 9430), a sudoeste da Península Ibérica (cerca de 4 milhões de hectares em Espanha e Portugal), mas também presentes em Itália. O seu estado de conservação tem sido repetidamente diagnosticado como desfavorável, sobretudo devido aos efeitos da intensificação da pecuária que se manifesta nas suas florestas envelhecidas”

Desta forma, “as práticas de gestão intensiva têm consequências profundas nos processos ecológicos que garantem a persistência do habitat a longo prazo, impedem a regeneração das árvores e esgotam a função do solo. Além disso, fatores adicionais estão comprometendo a sobrevivência da floresta, incluindo a disseminação de patógenos exóticos, aumento da seca, etc. Juntas, essas ameaças representam um desafio para o manejo desses sistemas que podem resultar em dramáticas consequências sociais, econômicas, paisagísticas e de biodiversidade”.

O Projeto LIFE Scrubsnet (LIFE20 NAT/ES/000978) é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. Mais informações em https://lifescrubsnet.eu/

Universidade de Évora

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend