14.4 C
Aveiro
Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioOliveira do BairroMais de 4.100 árvores foram plantadas no Parque dos Pinheiros Mansos, em...

Mais de 4.100 árvores foram plantadas no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro.

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida estava prevista na candidatura “Implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas no Parque dos Pinheiros Mansos”, que contou com apoio financeiro do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Fundo de Coesão, no valor total de 165.042,87 euros.

O objetivo da medida foi o de promover a melhoria da capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas, quer ao nível da ocorrência de períodos de seca e ondas de calor, quer em caso de ocorrência de fenómenos extremos.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, referiu a este propósito que “o Parque dos Pinheiros Mansos tornou-se num ex-libris da cidade e do nosso Concelho, sendo um projeto em que continuaremos a apostar nos próximos anos, seja na manutenção, sempre necessária, seja na melhoria e acrescento de infraestruturas desportivas e de lazer, estando também nos nossos planos a ampliação da sua área”.

O Parque dos Pinheiros Mansos, inaugurado em agosto de 2021, fica situado junto ao Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, beneficiando de boas acessibilidades e de um amplo parque de estacionamento.

Os seus trilhos, assim como os percursos de ligação entre os diferentes equipamentos desportivos e escolares mais próximos, estão dotados de sinalética própria, consonantes com as normas utilizadas para os percursos de marcha pedestre, de painéis informativos com textos e design apelativos, papeleiras com tampa para colocação do lixo, setas de indicação das direções, distância percorrida e a que falta percorrer, colocada nos pontos de cruzamento com outros caminhos e/ou percursos, e bancos com costas distribuídos ao longo dos percursos, para que os utilizadores possam descansar, recuperar forças ou apenas contemplar a natureza.

Para além destes elementos o parque conta com pontes de atravessamento em madeira, que permitem uma aproximação mais rápida e direta a determinadas zonas, um passadiço, equipamento infantil e desportivo e mobiliário urbano.

As três lagoas principais existentes estão protegidas com guardas de proteção em madeira.

Este espaço contempla ainda sanitários públicos, baseados no conceito de infraestruturas verdes, com cobertura e revestimento exterior em aglomerado de cortiça expandida, material natural, e inclusão de fachadas vivas com vista à implementação de boas-práticas ambientais de adaptação às alterações climáticas.

De destacar que, uma mais valia deste investimento prende-se com o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend