20.3 C
Aveiro
Sábado, Abril 20, 2024
InícioAveiroEncontro sobre o tema «Violência na Criança e no Adulto: Como atuar»

Encontro sobre o tema «Violência na Criança e no Adulto: Como atuar»

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decorreu no dia 07 de fevereiro de 2023, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares, o Encontro sobre “Violência na Criança e no Adulto: Como Atuar”, uma iniciativa conjunta do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) e da Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), coordenados pelas Dra. Benedita Aguiar e Dra. Alexandra Cadete, respetivamente. 

O Encontro foi muito bem acolhido, com uma elevada adesão, desde profissionais de saúde do CHEDV, profissionais de outras entidades da área da saúde e outros profissionais da comunidade ligados às forças de segurança, ao setor da justiça e a instituições particulares de solidariedade social e organizações não governamentais.

Ao longo deste dia de trabalho, foram discutidos os fatores de risco e sinais de alarme indiciadores de situações de violência, assim como o impacto da violência na saúde física e mental das vítimas e as suas consequências socioeconómicas. 

O NHACJR e a EPVA tiveram oportunidade de dar a conhecer a sua esfera e forma de atuação, bem como o fluxograma de atuação dos profissionais de saúde do CHEDV em situação de violência.

A articulação com o Instituto de Medicina Legal, a Polícia de Segurança Pública e os espaços existentes na comunidade, que apoiam as vítimas, são fundamentais estando também representados neste Encontro, contribuindo para o enriquecimento de todos os presentes.

Presente na sessão de abertura, o Dr. Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV enalteceu a iniciativa uma vez que a mesma demonstra “a abertura da instituição aos problemas da sociedade e a vontade em dar um contributo para minorar uma questão que, infelizmente, tem vindo a ganhar uma dimensão crescente nos últimos anos”. O responsável pelo CHEDV aproveitou para apelar “ao trabalho em rede de todos os organismos da sociedade, desde aqueles que representam a saúde, as forças de segurança, a justiça, a segurança social, as escolas, as autarquias locais e as instituições da comunidade, pois todos são poucos para apoiar as vítimas de violência”.

Esta iniciativa foi mais um passo em frente para atingir o objetivo de se conseguir proteger e reabilitar as vítimas de violência, sensibilizando e formando os profissionais sobre boas práticas de atuação e articulação com a rede de intervenção na comunidade.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend