15.8 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioOliveira do BairroMigrantes contam a sua história a alunos de Oliveira do Bairro

Migrantes contam a sua história a alunos de Oliveira do Bairro

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Rostos com História” é o nome da iniciativa dirigida a alunos do 8.º ano, enquadrada nas disciplinas de Geografia e Cidadania, que dá a conhecer histórias contadas na primeira pessoa, de quem saiu dos seus países para fugir à guerra, à miséria ou por questões políticas.

A primeira sessão realizou-se no final de fevereiro e contou com a presença de um jovem indiano que estudava na Ucrânia e que veio para Portugal quando a guerra naquele país começou, vivendo e trabalhando atualmente no Concelho de Oliveira do Bairro.

Gurbaz contou a sua história de vida aos alunos e deu a conhecer alguns aspetos da cultura indiana, bem como as maiores dificuldades que sentiu e ainda sente na integração na sociedade portuguesa, confirmando que, apesar disso, gosta muito de viver e trabalhar no concelho de Oliveira do Bairro.

A ação “Rostos com História”, que está integrada no projeto “Oliveira do Bairro Acolhe”, pretende dar a conhecer aos alunos a diversidade de pessoas com quem partilham o território, de forma a valorizar as características e o percurso individual que cada um trilhou, utilizando a empatia como catalisador no processo de integração.

O projeto “Oliveira do Bairro Acolhe”, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), visa prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, através da sua receção, acolhimento e integração no concelho de Oliveira do Bairro, em articulação com a rede social local e com os serviços e entidades regionais e nacionais responsáveis neste domínio de intervenção.

O financiamento do FAMI foi conseguido através de candidatura, tendo este projeto ficado em terceiro lugar a nível nacional, com a mesma pontuação dos dois primeiros, conseguindo 106.128,62 euros, correspondente a uma comparticipação de 75% do valor total elegível de 141.504,83 euros.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend