23.9 C
Aveiro
Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioAgendaA poesia continua em peregrinação pela cidade

A poesia continua em peregrinação pela cidade

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 17 de março, às 21h30, o poeta e diplomata português Luis Castro Mendes – antigo ministro da Cultura – vai estar à conversa com o também poeta José Fanha, na sessão deste ano do “Poetizando”. Inserido na edição do Festival Literário Poesia à Mesa, esse encontro vai acontecer na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, com entrada livre.

Na noite seguinte (18 de março), realiza-se o “Serão Poético”, na Casa da Criatividade, com a presença de João Gil, músico dos Trovante e Ala dos Namorados. Uma noite em tom informal, durante a qual a música e a poesia ganham forma pelas mãos e voz daquele ilustre convidado, que estará acompanhado pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, comissários do festival.

O encerramento desta edição do evento acontecerá no Dia Mundial da Poesia (21 de março), também na Casa da Criatividade, com o espetáculo em estreia nacional “Branco de Neve – Dicionário para Eugénio de Andrade – 100 palavras”, numa participação do escritor Gonçalo M. Tavares e do coletivo de arquitetos “Os Espacialistas”.

Entretanto, já nesta quinta-feira, (16 de março) o programa inclui a “Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses”, outra das atividades com maior tradição no Festival Poesia à Mesa, que será conduzida por Cristina Marques, professora e crítica literária de S. João da Madeira. No sábado, 18 de março, antes do já referido “Serão Poético”, haverá, durante a manhã (com início às 10h00) poesia no Mercado Municipal.

Participação especial do ator Marcantonio del Carlo

No lote de grandes momentos do evento conta-se também a “Peregrinação Poética”, que decorreu no último sábado à tarde, num local diferente do inicialmente programado, devido às condições atmosféricas adversas. Assim, em vez do espaço público da Praça Luís Ribeiro e zona envolvente, essa atividade de grande envolvimento comunitário teve lugar no Centro de Arte Oliva (CAO).

Com a participação especial do ator Marcantonio Del Carlo, foram aí declamados poemas de Eugénio de Andrade (1923-2005), o autor homenageado nesta 21.ª edição do evento, neste ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Ao longo do percurso no interior do CAO, e sob coordenação de Paulo Condessa, realizaram-se performances por grupos culturais, escolares e associativos da cidade, nomeadamente, “A Bem Dizer”, Associação Cultural Luis Lima, Associação de Jovens Ecos Urbanos, APROJ, CERCI, Fugas Poéticas, TOJ, Universidade Sénior.

Ao longo do evento, iniciado a 1 de março, têm também decorrido sessões de poesia em diversos espaços do concelho, incluindo fábricas, restaurantes e escolas. E até no Centro de Saúde se distribuem receitas poéticas aos utentes, “porque a poesia também ajuda a curar a alma”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend