14.5 C
Aveiro
Sábado, Abril 20, 2024
InícioAgendaConversa “Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga” este domingo no CTE

Conversa “Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga” este domingo no CTE

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Cine-Teatro de Estarreja recebe no domingo, dia 2 de abril, às 16h, a Conversa “Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga”, com Vanda Anastácio e Pedro Bingre do Amaral, e a participação da Banda Bingre Canelense e do Clube de Poesia de Estarreja. As entradas são livres.

No ano em que se celebra o 260.º aniversário do nascimento de Francisco Joaquim Bingre, o Município de Estarreja homenageia o poeta natural de Canelas, com um conjunto de iniciativas que têm como propósito dar a conhecer a sua vasta obra que, no Séc. XVII e XIX, refletia bem a realidade da sua terra Natal e da região, mas também do país e do mundo.

A conversa contará com a presença de Vanda Anastácio, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e responsável pela edição da obra de Francisco Joaquim Bingre, e com o pentaneto do poeta, Pedro Bingre do Amaral. Este diálogo cruzado com outras artes, levará a palco as performances de Ensembles da Banda Bingre Canelense e do Clube de Poesia de Estarreja.

A iniciativa quer chegar ao público dando a conhecer a obra de um autor clássico, procurando desvendar novas vias de abordagem da obra do autor e contribuir para o reconhecimento, resgate e conservação do património cultural do Concelho de Estarreja.

Francisco Joaquim Bingre, nasceu em Canelas, concelho de Estarreja, em 1763 e faleceu em Mira corria o ano de 1856. O poeta foi um dos fundadores, em 1790, da Nova Arcádia, onde recebeu o nome de Francélio Vouguense. Com um forte conhecimento da sociedade de então, a sua obra reflete, através de sonetos, epistolas, sátiras ou farsas, entre outros géneros literários, vários assuntos de importância maior da realidade do país e do mundo no século XVIII e XIX.

Município de Estarreja e Kopinxas, companhia de teatro produção, Banda Bingre Canelense e Clube de Poesia de Estarreja participação e colaboração

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend