14.4 C
Aveiro
Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioEstarrejaAbril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância também se vive em...

Abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância também se vive em Estarreja

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Caminhada Azul abriu o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no passado dia 2 de abril, com a presença de cerca de 400 participantes que darem as mãos para criar um laço azul humano, no Parque Municipal do Antuã, lembrando que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua proteção. Sob o mote “Serei o que me deres… que seja amor”, a CPCJ de Estarreja, em parceria com o Município, continua a assinalar a efeméride com um conjunto de iniciativas.

Esclarecer os jovens e a comunidade sobre ‘sexting’

Na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, a ação “A Conversar é que a gente se entende” irá abordar a problemática do ‘Sexting’, com o objetivo de alertar e sensibilizar para os perigos da partilha de fotos e vídeos íntimos.  

Para tal contará com a colaboração de Inês Marinho, fundadora da associação “Não Partilhes”, que oferece ajuda não especializada, aconselhando e orientando vítimas de exposição não consentida, para além de dar aconselhamento a quem tenha conhecimento de alguém vítima desta problemática.

O termo ‘sexting’ resulta das palavras ‘sex’ (sexo) e ‘texting’ (envio de SMS) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais. Este fenómeno é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos. O maior perigo do sexting é que essas fotos ou mensagens acabem espalhadas pela Net ou nas mãos de pessoas erradas.

Inês estará em Estarreja no dia 17 de abril, para conversar com os jovens nas escolas (8h30 e 10h15 Escola Secundária; 14h15 EBI Pardilhó), mas também com todos os interessados, pais, encarregados de educação, público em geral, numa sessão agendada para as 19h, na Biblioteca Municipal e com entradas livres.

“Mostra o teu laço azul”

Neste desafio, os estarrejenses são convidados a associarem-se à campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, criando um laço azul e mostrando-o à comunidade, seja no exterior das suas casas ou instituições, seja pela partilha de fotografias nas redes sociais.

O Município de Estarreja já deu o exemplo e durante todo o mês, alguns edifícios municipais da cidade – CPCJ (antiga Casa dos Magistrados), Biblioteca, Casa da Cultura e Cine-Teatro –, expõem um laço azul.

Ações de sensibilização da CPCJ na escola

Através de ações de sensibilização recorrendo a diferentes temáticas adaptadas à faixa etária, “A CPCJ vai à escola” é mais uma atividade que decorre este mês com o objetivo de dar a conhecer a comissão de proteção de crianças e jovens.

A comunidade tem um importante papel na Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, prevenindo e alertando para situações diversas de maus-tratos na infância. Com organização da CPCJ e do Município de Estarreja, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância pretende sensibilizar a população para a problemática dos maus-tratos, lembrando que a denúncia de uma suspeita de maus tratos a uma criança é uma atitude responsável e um exercício de cidadania para a proteger.

A campanha Laço Azul começou quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, alertando para a violência doméstica de que eram alvo os seus netos. O azul das lesões e das nódoas negras serviria de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend