11.1 C
Aveiro
Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioAgendaRadiolândia com visitas gratuitas no dia 18 de maio

Radiolândia com visitas gratuitas no dia 18 de maio

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Museu do Rádio, em Bustos, vai promover visitas guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio.

Para além do importante e vasto espólio de rádios, patente na exposição principal do museu, os visitantes vão ter ainda oportunidade de apreciar uma mostra de alto-falantes, intitulada “Além do Rádio”, inaugurada no dia anterior, às 17h30.

Nesta exposição, poderemos encontrar 36 exemplares de alto-falantes que representam a evolução destes aparelhos ao longo das décadas de 20 e 30 do século passado, demonstrando como o design e a tecnologia evoluíram num curto espaço de tempo, desde os “Horn Speakers” até aos “Cone Speakers”, por exemplo. Uma viagem aos primórdios da radiodifusão, é o principal objetivo desta linguagem expositiva.

As portas da Radiolândia – Museu do Rádio, que integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, abrem às 10h00 e encerram às 18h30.

De referir que o dia 18 de maio será feriado em vários Concelhos do país (Quinta-feira da Ascensão), incluindo Oliveira do Bairro, o que poderá facilitar uma visita a este equipamento museológico.

Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia, tendo recebido uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend