20.4 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioSão João da MadeiraUma das curadoras mais reconhecidas da Europa apresenta comunicação no Centro de...

Uma das curadoras mais reconhecidas da Europa apresenta comunicação no Centro de Arte Oliva

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A historiadora de arte Catherine David, conceituada curadora francesa, vai estar em S. João da Madeira para apresentar uma comunicação sobre Arte Bruta e Arte Contemporânea, no sábado, 3 de junho. O seu nome está ligado a instituições culturais de prestígio internacional, como o Centro Georges Pompidou, em Paris, ou o Centro de Arte Contemporânea Witte de With, em Roterdão.

Essa sessão, que conta com a parceria da Universidade Lusófona, decorrerá no Centro de Arte Oliva (CAO), entre as 17h00 e as 18h00, estando enquadrada numa das exposições que aí se encontram atualmente patentes, “Teatro anatómico”, um projeto curatorial de João Sousa Cardoso, realizado a partir da Coleção Treger Saint Silvestre, com a participação de três artistas convidados: André Sousa, Fernão Cruz e Horácio Frutuoso.


Tendo lecionado na Universidade Humboldt, em Berlim, Catherine D​avid tornou-se, em 1997, a primeira mulher a assumir a curadoria da X Documenta de Kassel, uma das maiores e mais importantes exposições da arte contemporânea internacional que ocorre a cada cinco anos. 

Entre os seus projetos aclamados e controversos, encontra-se “Representações Árabes Contemporâneas”, que encoraja a um intercâmbio entre o mundo árabe e o mundo da arte e talvez tenha contribuído para mudar algumas perspetivas dentro de ambas as comunidades, através de seminários, publicações e performances.

A exposição “Teatro Anatómico”, no âmbito da qual se insere a comunicação a realizar por Catherine D​avid, analisa as relações entre a cultura visual, a antropologia e as políticas do corpo, a partir da coleção Treger Saint Silvestre, um importante acervo artístico centrado na arte bruta, acolhido no CAO em regime de depósito de longa duração.

A comunicação de Catherine D​avid será em inglês e a participação requer inscrição através de formulário online acessível a partir do site do CAO (https://centrodearteoliva.pt/), sendo necessária a aquisição de bilhete de entrada (3 euros).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend