11.6 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioCulturaAntigo Cine Teatro do Luso na Mealhada em discussão

Antigo Cine Teatro do Luso na Mealhada em discussão

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Câmara municipal da Mealhada está a auscultar a população do Luso acerca do antigo Cineteatro. O projeto de reabilitação foi adjudicado ao gabinete Cidade Branco Arquitectos e inclui uma auscultação no sentido de saber que memórias as pessoas têm daquele local, bem como o que ali desejariam ter no futuro.

O Executivo de António Jorge Franco tem já traçadas as características genéricas para este edifício que, à partida, será um espaço polivalente, Centro de Interpretação Ambiental, muito voltado para o Bussaco, mas também casa de artes e de desporto. Estando em fase de projeto, é possível ainda acolher as sugestões mais prementes da população. “Julgamos que é importante ouvir a população e sentir as expectativas das pessoas para um espaço que marcou muitas gerações. O projeto tem amplitude suficiente para várias áreas, do ambiente, ao desporto e à cultura. O que procuramos é reabilitar o cineteatro num espaço que faça sentido, aos dias de hoje, à população residente e a quem visita o Luso”, explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

As datas de celebração marcam as memórias das pessoas. Festas, “bailes de Natal e de Páscoa eram grandes acontecimentos no Luso”, asseguram muitos dos entrevistados, referindo também o cinema na época de verão. Para o novo espaço, apontam o cinema, a música, a arte e as exposições como potenciais atividades a desenvolver, bem como as relacionadas com o Bussaco e com a região. “Que seja uma casa aberta aos jovens”, referiram Teresa Várzeas e Margarida Gonçalves.

A nossa intenção é reabilitar o edifício conservando ao máximo o que se pode conservar. Este contacto com a população ajuda-nos a ir para esse tempo, a criar uma ligação, a ter maior proximidade na conceção do projeto, tendo em conta os aspetos marcantes que nos vão sendo transmitidos”, explica Mariana Cidade, do gabinete Cidade Branco Arquitectos.

O Projeto de Execução preconiza a reabilitação do edifício e de todo o espaço exterior envolvente, incluindo as escadas confinantes, que constituem a porta de entrada da Mata Nacional do Bussaco.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend