11.6 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioOliveira do BairroOliveira do Bairro amplia Centro de recolha animal

Oliveira do Bairro amplia Centro de recolha animal

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira fase da ampliação do Centro de Recolha Animal do Município de Oliveira do Bairro vai iniciar-se brevemente, tendo já sido assinado o contrato de execução da empreitada. O primeiro espaço a avançar para construção vai ser o “Parque das Matilhas”, que será composto por seis áreas verdes, com aproximadamente 100m2, que contarão com celas cobertas. A empreitada desta primeira fase tem um custo de 120.491,46 euros + IVA, sendo que o projeto global de ampliação do Centro de Recolha Animal localizado na vila da Palhaça representará um investimento municipal de cerca de 400 mil euros.

Susana Martins, Vereadora do Pelouro da Saúde e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explica a decisão de iniciar o projeto com a execução do “Parque das Matilhas” com a necessidade de “dar uma resposta urgente ao acolhimento de animais errantes, tendo em conta o seu bem-estar e a segurança da população”. Recorde-se que o atual Centro de Recolha Animal de Oliveira do Bairro encontra-se com algumas debilidades, nomeadamente a precariedade do espaço e a carência de infraestruturas, possuindo apenas seis celas para cães. A sua ampliação prevê a instalação de 23 celas para cães, bem como um gatil, composto por 10 celas com os respetivos solários, integrados num espaço verde que os animais poderão usufruir.

O futuro espaço de canil será dividido em duas áreas, uma delas destinada aos serviços técnicos/veterinários, constituída por receção, enfermaria, salas de cirurgia, recobro, esterilização, ocisão, salas de vacinação e tratamentos e gabinetes de veterinários. A segunda área vai acolher o canil, uma zona de higienização, armazém de rações, zonas de banho e tosquias, zona de sociabilização e treino, solários e as referidas 23 celas, incluindo espaço para maternidade.

Segundo a autarca, “esta valorização permitirá um maior impulso à retirada de animais vadios de circulação, com todas as implicações que isso terá ao nível da saúde e segurança públicas, impulsionando, ao mesmo tempo, a sua adoção de forma responsável”. O futuro Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oliveira do Bairro vai manter os serviços já são prestados, nomeadamente a colocação de identificação eletrónica (microshiping), boletim sanitário, vacinação antirrábica e serviços de adoção.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend