6.6 C
Aveiro
Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioReportagemMurtosa celebra 6ª Feira Santa com procissão pelas ruas

Murtosa celebra 6ª Feira Santa com procissão pelas ruas

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Murtosa celebrou a 6ªFeira Santa, com uma procissão, que correu as ruas da Murtosa, da parte da manha. Centenas de pessoas juntaram-se à procissão que durou cerca de 3 horas e que culminou com o encontro de Jesus e de sua Mãe.

A Sexta-Feira Santa, ou “Sexta-Feira da Paixão”, é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Todavia, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica (nas celebrações que se realizam por todo o mundo são consumidas as hóstias consagradas no dia anterior, durante as celebrações da instituição da Eucaristia).

A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. O sacerdote que preside está paramentado com a cor vermelha, para assinalar precisamente a paixão e morte de cristo, já que esta é a cor litúrgica associada ao fogo do Espírito Santo/Pentecostes e é a cor dos mártires.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia depois do equinócio de Outono no hemisfério sul ou o equinócio de Primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

Em algumas localidades, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, durante a qual predomina o silêncio e a luz das tochas e das velas, que os fiéis transportam. O Senhor segue, ou num pequeno tombinho, ou numa imagem que o representa acabado de descer da cruz.

Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend