20.5 C
Aveiro
Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaA Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de...

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês, sempre com a preocupação de envolver a comunidade nesta importante data para a Democracia portuguesa. De 6 a 25 de abril, os Albergarienses puderam contar com um programa que, além da tradicional cerimónia evocativa no dia 25, incluiu música, cinema, teatro, conversas e exposições.

As comemorações tiveram início a 6 de abril, pelas 16h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. Sob o tema “O Legado de um Cravo”, foi debatida a “Censura” com docentes e alunos do Agrupamento de Escolas da Branca, sendo igualmente inaugurada uma exposição sobre a temática, com livros censurados pela Ditadura. Durante a tarde, foi ainda apresentada a edição comemorativa do livro “A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha e os seus Membros – 50 Anos em Democracia”, uma obra que traça a História da composição deste importante órgão autárquico após a Revolução.

No dia 25 de abril, a partir das 11h00, a Alameda 5 de Outubro voltou a acolher uma mostra das freguesias, associações e outras entidades, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua. Pelas 14h00, os órgãos do Município prestaram um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril. Pelas 15h30, houve o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.

A Cerimónia Evocativa do 25 de Abril continuou no Cineteatro Alba às 16h00, com um Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, com a participação dos antigos deputados da Assembleia da República Maria de Belém Roseira e António Lobo Xavier, moderados pelo jornalista Rui Baptista. Nos momentos musicais, foi possível desfrutar da música do Coro Infantil e da Banda Filarmónica da ARMAB. As comemorações terminaram com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às exposições patentes no Cineteatro Alba.

José Vieira
José Vieira
Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend