10.5 C
Aveiro
Sábado, Abril 27, 2024
InícioReportagemEspólio do Jornal “O Concelho de Estarreja” em formato digital e acessível...

Espólio do Jornal “O Concelho de Estarreja” em formato digital e acessível à população

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nas vésperas do seu 114º aniversário, o jornal “O Concelho de Estarreja” não podia ter recebido uma notícia melhor e que merece honras de manchete na primeira página. arquivo.cm-estarreja.pt é a porta de entrada para 113 anos de história, narrada em 4200 edições do jornal, que foram preservados no Arquivo Municipal e que podem agora ser consultadas online. A apresentação pública do jornal “O Concelho de Estarreja” em formato digital e entrega da cópia digital aos seus proprietários decorreu na última sexta-feira, nos Paços do Concelho.

O passo significativo para o universo online foi possível graças à cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e os proprietários do jornal iniciada em 2012 com a transferência da coleção centenária para o Arquivo Municipal, desde o número 1, com data de 1901, até ao número 4262, de maio de 2014. O representante da família proprietária, João Mota, nem queria acreditar que as 20 caixas repletas de jornais entregues nessa altura tenham sido concentradas num pequeno disco de armazenamento, que simbolicamente lhe foi agora oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina.

Esta incrível redução de volume implicou um processo árduo e moroso que se ficou a dever à enorme quantidade de documentos, à sua natureza por serem “facilmente perecíveis”, exigindo “muita sensibilidade e equipamentos próprios”, e ao facto da maioria dos exemplares serem únicos e de alguns se encontrarem num estado degradado. Particularidades que aumentaram a responsabilidade da equipa de trabalho. Conforme explicou na sessão Norvinda Leite, arquivista da Câmara Municipal, os jornais passaram por vários processos desde a

limpeza mecânica, à aspiração de baixa pressão, ordenação cronológica, recenseamento informático e revisão de dados. 

Três anos depois, o “grande desafio” foi conseguido e o Arquivo Municipal transformou uma “coleção histórica de uma dimensão como esta num jornal digital”, colocando-a “acessível a todos e sobretudo às novas gerações que de outra forma não lhes iria despertar interesse aceder a um jornal em papel num arquivo”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend